Anúncio

INB diz que Urânio em água de Poço em Lagoa Real é natural

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Tiago Marques | Redação 96FM

Em seminário que discutiu os impactos e prejuízos do Programa Nuclear Brasileiro  a realizado em Angra dos Reis (RJ) no último dia 7 de Agosto, o representante da Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité, Gilmar Santos denunciou a contaminação por urânio da água de um poço no município de Lagoa Real. Segundo o ativista, o local deveria ter sido lacrado há pelo menos três meses, mas isso ainda não aconteceu. Em Julho a INB teria emitido um boletim no qual emitiu a contaminação do referido poço.

Anúncio

O poço em questão está localizado na propriedade do o senhor Osvaldo Antônio de Jesus na comunidade de Varginha, zona rural de Lagoa Real e fica a 20Km da mina de extração. A INB informou que analisou a água do poço a pedido do proprietário, responsável pela perfuração. A análise constatou que os teores de ferro, manganês e urânio estavam acima dos limites recomendados pelo Ministério da Saúde. O resultado foi entregue ao proprietário e à prefeitura de Lagoa Real informando que a água é impropria para consumo. A empresa informou que não tem competência para determinar o fechamento do poço.

No entanto, a INB esclarece que a localidade está localizada em uma região denominada como a “Anomalia 7”, rica em concentração de urânio. Em regiões com essas pode ser normal a água apresentar naturalmente níveis elevados deste mineral. A empresa esclareceu também que o poço está localizado na Sub-Bacia do Rio São Pedro e a Unidade de Concentração de Urânio na Sub-bacia do Riacho das Vacas, ou seja, as águas que passam pela INB não passam pela região de Varginha.

A INB analisa regularmente as águas de 132 poços situados em áreas que podem sofrer algum impacto da atividade mineradora e afirma que desde que iniciou o monitoramento, não constatou mudanças significativas na qualidade da água.

Durante o evento e Angra dos Reis, o Movimento Articulação Antinuclear Brasileira a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) caracterizam os relatórios de monitoração ambiental da INB de “incompletos, inconsistentes e inócuos”. Técnicos do Ibama também apontam falhas graves na base do Programa Nuclear Brasileiro, como a falta de manual para situações de emergências e procedimentos gerais de segurança, saúde e meio ambiente e a não correção de várias irregularidades determinadas em diversas ocasiões.

Com Informações de Caetité Notícias

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 17 de agosto de 2015 21:18

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio