Candidatos têm um mês para definir a filiação partidária

‘Semana do Jovem Eleitor’ convoca brasileiros de 16 e 17 anos para as Eleições 2016

Quem pretende se candidatar para algum cargo nas eleições de 2016 deve definir logo por qual partido vai concorrer. O prazo vence no próximo dia 2 de Outubro, exatamente um ano antes das eleições conforme prevê a legislação.
Para ser candidato, o interessa-do necessariamente deve ser eleitor, com domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, como assim está previsto no art. 9º, da Lei nº 9.504/97.
As Eleições para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito do ano de 2016 serão realizadas no dia 02 de outubro, primeiro domingo do mês, devendo as exigências acima mencionadas estarem atendidas até o dia 02 de outubro deste ano. No caso, a pessoa interessada em concorrer em determinado município, caso ainda não possua lá domicílio eleitoral, deve providenciar a mudança, por meio da operação transferência o mais rápido possível, para que assim possa estar apto no tempo certo.
Quanto à filiação partidária, que é registrada junto a cada partido político, deve haver diligenciamento tanto do interessado quanto da agremiação partidária, já que até o final deste ano somente haverá duas oportunidades ordinárias de envio das relações de filiados, na primeira quinzena de Abril e de Outubro

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile