Tiago Marques | Redação 96FM – Colaboração Isac Soares
A umidade relativa do ar, que na tarde de ontem chegou a 10% em Guanambi, e o tempo seco associado ao calor intenso, pode ocasionar o aumento significativo do número das ocorrências de incêndios ambientais nas florestas da região.
Como de costume, nesta época do ano as condições climáticas ficam propícias para que o fogo se alastre rapidamente, causando problemas e incêndios ambientais.
Em grande parte dos casos, as queimadas são provocadas intencionalmente e muitas vezes em terrenos próximos a residências, causando transtornos para quem mora nas redondezas. Com a combinação de tempo seco e fumaça, os problemas respiratórios podem ficar ainda mais agravados.
A forma mais efetiva de colaboração contra incêndios florestais é evitar queimar lixo em terrenos e principalmente as bitucas de cigarro.
Clima de Deserto
Em 12 horas a temperatura oscilou 16,8ºC em Guanambi segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Por volta de 17:00 do sábado a temperatura chegou a 38,7ºC, pela manhã deste domingo, os termômetros marcaram 21,9ºC. A troca de calor com a atmosfera é aumentada devido à baixa umidade. Nas cidades, devido ao aquecimento durante o dia, a percepção da queda da temperatura é mais acentuada do que nas zonas rurais. Essa oscilação brusca de temperatura pode afetar pessoas que sofrem de problemas relacionados ao aparelho respiratório.