Extintor deixa de ser obrigatório em carros que circulam no Brasil

Tiago Marques | Redação 96FM

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu nesta quinta-feira (17) que o uso de extintores de incêndio não é mais obrigatório em carros de passeio. Em 2014 o órgão tinha decidido a obrigatoriedade da troca de extintor (de BC para ABC). O extintor de incêndio será considerado opcional assim que a medida for publicada do Diário Oficial da União, a previsão é que saia na edição desta sexta-feira (18) ou na próxima segunda (21).

O uso de extintor passou a ser obrigatório no Brasil em 1970, atualmente a multa para quem rodar sem extintor ou com ele vencido era considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O equipamento continua sendo obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis.

A decisão ocorreu depois de uma série de reuniões com representantes da indústria automobilística, bombeiros e fabricantes. O Contran considerou que o equipamento é pouco eficiente e que seu uso é quase irrisório.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile