28.4 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

GUANAMBI SEDIOU A 1ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES DO SERTÃO PRODUTIVO

Mais Lidas

Ascom – PMG

Nesta sexta-feira (25) foi realizado em Guanambi a 1ª Conferência Territorial de Políticas para Mulheres do Sertão Produtivo. O evento teve como tema: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, e aconteceu no Cetep – Centro de Treinamento Pedagógico, contando com a participação de representantes das cidades que compõem o território.Sketch Post

A mesa de abertura teve a participação do  Prefeito de Guanambi e a primeira dama, Charles Fernandes e Jaylma Fernandes, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silvia, a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Rosinei Gomes, a representante da Comissão Organizadora e representante dos municípios do Território do Sertão Produtivo, Ana Rebouças, o representante do legislativo municipal vereador Joel Aves de Brito “Joel do Suruá”, a representante das mulheres quilombolas da Comunidade de Queimadas, Maria da Solidade Rocha, o Comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar, o Tenente Coronel Antonio Roberto Pereira Braga, e o Promotor da 4ª Promotoria de Justiça, Thiago Cerqueira.

Com auditório lotado e grande participação popular e de representantes de diversos segmentos do governo e da sociedade civil organizada das cidades do Território de Identidade, a conferencia teve como objetivo principal promover o diálogo entre todas as esferas. Componentes da Escola de Dança e Música Barbara K e o cantor e poeta Gil Martins realizaram apresentações durante o evento.

www.gaspeseguranca.com.br

Após os pronunciamentos dos componentes da mesa de abertura, os participantes acompanharam a Palestra Magna proferida pela Secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Bahia, Olívia Santana, que tratou do terceiro eixo temático da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres – “Sistema Político com participação das mulheres e igualdade”, ressaltando que é preciso dar continuidade a essa luta, para garantir os lugares destas mulheres enquanto candidatas nos processos eleitorais.

Olívia Santana ficou bastante satisfeita com a realização da conferência territorial que reuniu cerca de 400 mulheres em um debate de qualidade e com representatividade política, destacando ainda o  apoio do prefeito Charles Fernandes às políticas públicas para as mulheres em Guanambi e a  presença da vice-prefeita de Caetité, Maria de Fátima Oliveira.

Para o prefeito de Guanambi,  o evento foi de grande importância para a valorização da mulher, ”continuaremos aprimorando cada vez mais as políticas públicas para as nossas cidadãs e esse tem sido um compromisso assumido pela gestão municipal”, salientou Charles.

No período vespertino, após o debate em torno dos quatro eixos temáticos, a plenária elegeu as propostas. Por fim foram escolhidos os delegados que irão representar o território de identidade do Sertão Produtivo na 4ª Conferencia Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá em novembro deste ano, em Salvador.

A expectativa de Rosinei Gomes, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Guanambi, é que a participação da sociedade civil e seus representantes possam marcar e ampliar a conquista de direitos, “a cada dia estamos tomando posse de nosso espaço, lugar de mulher, é onde ela quiser”, frisou.

Esta foi a última semana para realização das Conferências Municipais e Territoriais de Políticas para as Mulheres na Bahia, que foram iniciadas em julho. Desde segunda-feira (21), todo o estado foi movimentado pelos últimos encontros.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas