Anúncio
Categoria BahiaMeio Ambiente

Minas Gerais é o estado que mais polui o São Francisco

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Estado de Minas

Uma riqueza jogada pelo ralo, a opulência dos afluentes mineiros do São Francisco é responsável por nada menos que 80,7% da vazão da bacia, mas é também essa água a principal fonte de contaminação do Rio da Integração Nacional. Só a Bacia do Rio das Velhas, a segunda em volume, depois do Rio Paracatu, descarrega seus 321,9 metros cúbicos por segundo (m3/s) de água cheia de poluição por esgotos – constatada em 54,4% das amostras colhidas em seu percurso – e de mineração, detectada em 28% dos testes, sob a forma de altas cargas de arsênio, um semimetal tóxico que em concentrações elevadas pode provocar câncer de pele, pâncreas e pulmão, abalos ao sistema nervoso, malformação neurológica e abortos. Poluição em níveis acima dos tolerados pela legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) é encontrada também nas bacias dos rios Paraopeba e Pará, sexto e sétimo maiores afluentes do Velho Chico, respectivamente. Os dados são um retrato atual e preocupante da situação do São Francisco, referentes aos estudos divulgados neste mês pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do manancial (CBHSF) e que foram reunidos pela consultoria Nemus para nortear o Plano de Recursos Hídricos de 2016 a 2025 da entidade.

As análises do Velhas mostram que há poluição também por cádmio, chumbo, cianeto, cromo, mercúrio e zinco em concentrações acima das toleradas pela legislação Conama. As fontes poluidoras, de acordo com os relatórios de campo, são esgotos, mineradoras, curtumes, frigoríficos, fábricas têxteis, usinas de ligas metálicas e siderurgia, principalmente na Grande BH, todas despejando efluentes sem tratamento e impunemente. Pelo relatório divulgado pela CBHSF, a situação das águas do rio que abastece 70% de Belo Horizonte e da Grande BH é “uma das mais problemáticas em termos de qualidade das águas superficiais, no conjunto da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e até em nível nacional”.

Desde 2003 tentaram-se ações caras para aplacar os lançamentos de esgotos na Grande BH, mas o relatório é claro ao dizer que isso pouco afetou o problema. “Houve investimentos em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no (Ribeirão) Arrudas e (Ribeirão do) Onça, mas o Índice de Qualidade da Água (IQA) continua ruim. Importa salientar que a situação global do Rio das Velhas permanece bastante crítica, com destaque para as zonas urbanas da cabeceira (Grande BH)”, conclui o relatório.

Veja imagens da degradação no Rio das Velhas

EMISSÁRIO E POLUIÇÃO Toda essa carga de imundície viaja com o Velho Chico por longas distâncias, tornando suas águas impróprias ao consumo humano e animal, e perigosas para usos como a irrigação e a pesca. “A contaminação do Velhas polui o São Francisco por dezenas de quilômetros, pois quando ocorre o encontro dos dois, em Várzea da Palma (Norte de Minas), o volume dos corpos hídricos é quase igual. Assim, o São Francisco não tem volume para depurar toda a contaminação que chega”, afirma o biólogo e consultor em recursos hídricos Rafael Resck. Ainda de acordo com ele, a diluição da poluição é dificultada pela seca e pelos lançamentos de esgotos e efluentes industriais que continuam a ocorrer ao longo da bacia. “Para melhorar a qualidade do Velhas não tem receita milagrosa: é tratamento sanitário nas cidades, principalmente as da Grande BH. Em segundo lugar, um controle maior das indústrias que ainda despejam nele rejeitos químicos”, avalia o especialista.

Anúncio

Um dos pontos mais deteriorados do Velhas é justamente o encontro em Sabará do manancial com o Ribeirão Arrudas, que chega ao corpo principal depois de atravessar Belo Horizonte e Contagem. Nessa conjunção, as cargas de detritos e poluentes já são visíveis. A água do Arrudas vem escura, densa e quase parada, com partículas sólidas saturando o volume líquido, trazendo sacolas de lixo e garrafas plásticas. Nas margens dos dois mananciais, soterradas pela terra e as pedras de enchentes passadas, despontam pneus de caminhões, armações de camas e sofás. Cães e gado bebem dessa água e também aplacam seu calor com incursões no leito malcheiroso. Dezenas de cágados que conseguem sobreviver à poluição ainda aproveitam as rochas do leito raso para seus banhos de sol.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 30 de setembro de 2015 10:12

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio