Nascem as primeiras bezerras simgir do Brasil

Revista Globo Rural

Na fazenda Vertente Grande, em Uberlândia (MG), no mês de julho, nasceram os primeiros 15 exemplares de bezerras simgir do Brasil. A raça estreante resulta da cruza entre simental e gir leiteiro. A novidade veio das mãos de Sérgio Vieira Attie, que tem o Projeto Simgir, para introduzir no país a raça mestiça que já é comum em outros países da América do Sul e Central.

Ceravita post

Segundo o pecuarista, todas nasceram saudáveis, padronizadas na cor vermelha e mancha branca na cara, e com a melhor genética do plantel: matrizes simental SVA e do touro gir Tabu TE, da Calciolândia. Reúne as melhores características de cada raça, como a habilidade materna, rusticidade, fertilidade e habilidade dupla para corte e leite  da raça simental; e capacidade leiteira com menor exigência alimentar e bom temperamento da gir leiteira para ordenha tanto manual como mecanizada.

nova raça é perfeita para as condições brasileiras de produção. “Clima, pasto, manejo, mineralização precisam ser adequados a nossa realidade, inclusive e, principalmente econômica. Temos um rebanho criado exclusivamente a pasto, produzindo carne e muito leite”, diz Attie.

Mais 25 nascimentos estão previstos para até outubro de 2015. Outros touros e matrizes devem ser incluídos na cruza. Quem estiver interessado em participar do Projeto Simgir, deve contatar a equipe do Simental Verde Amarelo para receber informações detalhadas sobre a parceria, registro dos animais, calendário de manejo e comercialização de produtos.

“Outro diferencial será os filhos destes animais F1 Simgir. Quando forem fêmeas irão para a produção leiteira. Quando forem machos terão grande valor comercial para corte. Somando todos esses benefícios daremos ao produtor o que ele mais procura: lucratividade. Quem quiser ter muito leite a pasto e pouca despesa, o caminho esta aqui”, conclui Sérgio Attie.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile