Médico Baiano Manoel Barral é premiado pela Unesco por pesquisas de malária e leishmaniose

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Redação 96FM

O médico baiano Manoel Barral Netto foi premiado pelo programa Ciências da Vida da Unesco. O mérito veio por suas pesquisas sobre leishmaniose e a malária. Dr. Barral é soteropolitano e irmão da médica Odette Barral, pediatra muito conhecida em Guanambi e Região.

Como chefe da pesquisa e diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz-Fiocruz, de Salvador, Barral contribuiu no desenvolvimento de ferramentas de controle na área das doenças transmissíveis e relacionadas com a pobreza que afetam, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, 90% da população mundial, deixam o rastro de 1 milhão de mortos por ano e possuem apenas 10% do investimento global em pesquisa farmacêutica.

Também foram premiados, o cardiologista indiano Balram Bhargava, o chefe do centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) de Arbovirus e febre hemorrágica em Dacar, o senegalês Amadou Alpha Sall. O indiano conseguiu destaque por desenvolver ferramentas inovadoras, eficazes e acessíveis para tratar doenças cardiovasculares com grande impacto social em entornos sem recursos e o senegalês pela contribuição ao desenvolvimento e disseminação de ferramentas de diagnóstico e controle de doenças virais como o ebola, o chikunguya e a dengue.

O prêmio visa reconhecer instituições, atividades e pesquisadores que se destacam em pesquisas em ciências biológicas com vistas a melhorar a qualidade da vida humana. A divulgação dos agraciados ocorreu nesta segunda-feira (12) e a entrega dos prêmios aos três ganhadores vai acontecer em Paris, em 14 de novembro.

Manoel Barral Neto

Manoel Barral Netto (Médico, Faculdade de Medicina da Bahia -UFBA, 1976; Doutorado em Patologia Humana em 1988) é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-Bahia) e professor titular da Faculdade de Medicina da Bahia (Universidade Federal da Bahia). Atua na área de Imunoparasitologia. Os temas mais freqüentes da sua produção científica são: leishmanioses, imunorregulação e vacina. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA e Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA). Foi Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq (2003 a 2006), membro da Comissão de Assessoramento Técnico Científico (CATC) do CNPq e da Comissão Lattes do CNPq além de membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCTI). Foi Diretor de Cooperação Institucional do CNPq de março de 2011 a maio de 2013 e atualmente é Diretor do Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ-Bahia). (FONTE LATTES CNPq)

Esta postagem foi publicada em 13 de outubro de 2015 23:27

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024