Pesquisadora da FG apresenta estudo sobre insetos raros no PESMA

Publicado por
Compartilhado

Como parte da programação dos seminários semanais geridos pelo Núcleo de Pesquisa Conservação e Biodiversidade do Semiárido (CONBIOS), vinculado ao Observatório FG do Semiárido Nordestino, no último dia 24/09, a professora pesquisadora Maria Adonay Melo Nogueira apresentou os resultados da pesquisa realizada no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, sobre o ciclo de vida dos insetos da ordem das Ephemeropteras.

Docentes e discentes pesquisadores da Faculdade Guanambi participaram da apresentação. Segundo a professora, como parte dos resultados da pesquisa foi constatado a existência de novos registros do inseto. Isto indica que esses organismos ainda não haviam sido encontrados no estado da Bahia.

A professora destaca que o resultado evidencia a necessidade de estudos no estado como um todo, e principalmente no sudoeste da Bahia, uma vez que foi comprovada a riqueza de Ephemeroptera presente neste local. Outras análises foram realizadas, como o substrato onde esses organismos vivem e a interferência dos períodos chuvoso e seco sobre a comunidade aquática.

“As análises evidenciam o quão desconhecido é o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, e reforçam, também, a necessidade de mais pesquisas que envolvam vários outros grupos de organismos, pois isso pode tornar a região reconhecida mundialmente e permitir, dessa forma, a contínua preservação dessa área que se tornou o único refúgio natural para os animais, em uma região que tem sido drasticamente modificada pelo homem”, afirma.

CONBIOS – O Núcleo de Pesquisa CONBIOS tem como intuito o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em Biologia e ciclagem de nutrientes em solo; biomassa florestal; Ecologia e conservação de populações; comunidades e ecossistemas; genética da conservação; impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas; manejo e conservação do solo e água das Bacias Hidrográficas; políticas, economia, administração, planejamento e direito ambiental; novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável; reuso de águas e o reaproveitamento de resíduos no semiárido brasileiro.

Saiba mais sobre o Observatório FG do Semiárido Nordestino em www.observatorio.faculdadeguanambi.edu.br.

Leia, na íntegra, o resumo da apresentação: Uma vida curta pra viver e apenas um encontro pra lembrar

FONTE: PORTAL FG

 

Esta postagem foi publicada em 13 de outubro de 2015 16:48

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024