INB é acusada de omitir dados em mineração de urânio na Bahia

Publicado por
Compartilhado
Agência Estado
As Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal responsável pela exploração de urânio na Bahia, foi acusada de omitir informações do governo e de órgãos de controle. Em audiência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, disse que até mesmo seu governo não tem acesso a dados da empresa. “O que o Estado se ressente muito é que, às vezes, a informação que nós mesmos pedimos à INB não vêm a contento.”

A falta de transparência também foi apontada pelo coordenador geral de transporte, mineração e obras civis do Ibama, Jônatas Trindade. Tanto o Ibama quanto o governo da Bahia só tomaram conhecimento da contaminação de urânio em Lagoa Real a partir da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo no dia 22 de agosto. Ao comentar o caso, Trindade disse que a empresa não tem uma comunicação devidamente formalizada e “essa falta de formalidade gera um problema sério de ‘disse, não me disse’ para o órgão licenciador”.
O problema foi endossado pelo funcionário da INB Lucas Mendonça dos Santos, que trabalha na empresa há 13 anos. Secretário-geral do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião e representante da Comissão Paroquial do Meio Ambiente em Caetité, Santos lembrou que a INB omitiu por sete meses a informação sobre a contaminação de um poço de Lagoa Real. O deputado Sarney Filho (PV/MA) disse que vai cobrar novos esclarecimento da INB, que nega acusações. “O que ficou claro é que nós precisamos de maior transparência nas ações. A energia nuclear é tratada como um clube secreto, em que as coisas não são muito transparentes”, comentou.

“Hoje o que está transparente na questão da energia por urânio são os riscos, com os desastres que temos vistos, como o ocorrido no Japão. Uma coisa ficou patente: há falhas no monitoramento dessa região. É preciso que haja um esforço conjunto dos governos municipal, estadual e da União para que, sistematicamente, seja feito esse monitoramento. Vamos fazer uma avaliação de tudo que foi dito. Novos esclarecimentos seguramente serão pedidos”, declarou.

O gerente de beneficiamento da unidade de Caetité, Pedro Luiz dos Santos Dias, reafirmou que o poço contaminado em Lagoa Real está fora da área de influência da empresa e que, por isso, a INB não tinha obrigação de inspecionar sua água, o que fez apenas como um favor, a pedido do dono do poço.

Dias também disse que a empresa respeita o que determina a legislação do setor e que a presença de alto teor de urânio na água é natural, porque se trata de uma região com forte presença do metal pesado. “São ocorrências naturais, não tendo relação com as atividades da INB em Caetité”, disse. (André Borges)

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 21 de outubro de 2015 10:52

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio