Quinze deputados vão disputar eleição em 2016

Publicado por
Compartilhado

TribunadaBahia

Trocar o Legislativo estadual por um Executivo municipal. Esse é o plano de pelo menos 15 deputados que integram a Assembleia Legislativa da Bahia, que podem disputar prefeituras na eleição do ano que vem.

Pela legislação eleitoral, políticos em mandatos eletivos não precisam se licenciar do cargo para concorrer a qualquer pleito e isso é uma dor de cabeça a menos para os parlamentares.

Com base nas movimentações de direções partidárias e articulações políticas é possível apontar cidades como Feira de Santana, onde os deputados Zé Neto (PT), Carlos Geílson (PSDB) e José de Arimateia (PRB) podem disputar a prefeitura hoje administrada pelo democrata Zé Ronaldo. Em 2016, Zé Ronaldo venceu Zé Neto com 195 mil votos, ante 55 mil do petista.

Em Salvador, o deputado Sargento Isidório (sem partido) deve entrar no páreo como uma das candidaturas da base aliada ao governador Rui Costa (PT).

Vitória da Conquista poderá reunir três deputados na disputa pelo Executivo. O radialista Herzem Gusmão (PMDB) aparece como favorito nas pesquisas, mas poderá ter que duelar nas urnas com colegas parlamentares como Fabrício Falcão, pelo PCdoB, e Zé Raimundo, nome cogitado no PT para brigar pela prefeitura do município.

Em Itabuna, no sul baiano, a oposição formada pelo DEM, PSDB e PMDB busca um consenso e o nome do deputado tucano Augusto Castro aparece na lista como uma possibilidade. Lá, Castro poderá ter que enfrentar outro deputado, mas federal, o comunista Davidson Magalhães, que pode sair candidato com o apoio do atual prefeito Vane da Renascer (PRB).

Um dos pupilos do prefeito ACM Neto (DEM), o novato na AL, Pablo Barrozo é pré-candidato pelo Democratas na cidade de Barreiras, importante polo do agronegócio no oeste baiano. O parlamentar poderá enfrentar a ex-deputada Kelly Magalhães, que já foi colocada no páreo pela direção estadual do PCdoB. Outro novato no posto de deputado estadual e que pode tentar prefeitura é o peemedebista Hildécio Meireles. Ex-prefeito de Cairu, o parlamentar conseguiu eleger seu sucessor em 2012, Fernando Brito, mas pode tentar retomar o posto em 2016. Também em primeiro mandato, o petista Gika, que se elegeu com o apoio do prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, de quem era vice, pode ser a aposta do partido na sucessão municipal.

Bira vira opção para Rui acalmar o PT 
Em Camaçari, existe a possibilidade de o deputado Bira Coroa ser alçado ao nome do PT para prefeitura em 2016. No entanto, para isso ocorrer, deverá haver grande mobilização no partido que possui o prefeito Ademar Delgado e que não abrirá mão de tentar seu segundo mandato. Luiz Caetano, deputado federal e ex-prefeito do município, também é um nome que briga pela preferência do governador Rui Costa. Pelo que se diz nos bastidores governistas, Bira pode ser a alternativa do governador para selar a paz no município.

Em seu nono mandato como deputado estadual e prefeito de Ipirá por duas vezes na década de 70, Jurandy Oliveira (PRP), pode tentar a prefeitura da sua cidade natal novamente. Tentando angariar apoio político, o deputado tem se aproximado do governo Rui Costa.

Caso as candidaturas se confirmem, a AL poderá ficar deserta nos meses que antecedem as eleições, uma vez que os parlamentares se dedicam às campanhas em suas respectivas cidades. A possibilidade de eleição mantém um grupo em estado de alerta: os suplentes. Caso os deputados consigam êxito em suas tentativas nos municípios, as cadeiras do Legislativo serão preenchidas pelos substitutos.

Esta postagem foi publicada em 26 de outubro de 2015 11:58

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Marcar AL-BADestaque

Notícias recentes

Brasil passa a ser livre da aftosa sem vacinação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (2) que com o fim…

3 de maio de 2024

Bahia pode alcançar 27 GW em potencial solar fotovoltaico até 2030

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulgou nesta quinta-feira (2) dados que mostram que o…

3 de maio de 2024

Vitória da Conquista, Itororó e Morro do Chapéu recebem títulos capitais estaduais do Biscoito, da Carne de Sol e do Vinho

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta quinta-feira, 2 de maio, dezoito leis concedendo títulos de…

3 de maio de 2024

Empresa do setor automotivo abriu vagas de emprego na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e outros estados

A multinacional de engenharia e Tecnologia da informação (TI), PTC Group, com operação em mais…

3 de maio de 2024

Feira de Empregabilidade vai ofertar 150 vagas de emprego e estágio em Vitória da Conquista

No próximo dia 9 de maio, a cidade de Vitória da Conquista sediará um evento…

3 de maio de 2024

Guanambi registrou uma morte no trânsito a cada 103 horas do mês de abril

Abril foi marcado pela violência no trânsito em Guanambi, com 48 ocorrências registradas em vias…

3 de maio de 2024