Guanambi fica em primeiro lugar em índice que mede avanços nas áreas de saúde, educação, emprego e renda

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Tiago Marques | Redação 96FM

Guanambi assumiu o primeiro lugar do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O levantamento é feito nacionalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e mede avanços nas áreas de saúde, educação, emprego e renda. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

O resultado que coloca Guanambi em primeiro lugar na Bahia mostra a disparidade entre os municípios do Sul e Sudeste do restante do país. Nenhum município do Nordeste recebeu nota acima de 0,8. A capital Salvador ficou em oitavo lugar no índice que antes era liderado pelo município de Luis Eduardo Magalhães no Oeste do Estado.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

VEJA O ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

Geração de Emprego

Os bons ventos que proporcionaram a chegada dos parques eólicos, a construção da adutora do algodão e as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) proporcionaram desenvolvimento ao município de Guanambi. Estima-se que nos últimos 5 anos, a cidade recebeu algo em torno de R$600 milhões em investimentos federais.

A atuação de órgãos como o SENAI, SENAC e SEBRAE também ajudaram a fomentar o desenvolvimento municipal em Guanambi. A prefeitura também executa programas de qualificação e de acesso ao emprego como o Balcão de Empregos gerido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Quem retornou com atividades em Guanambi é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que realiza seleção de estagiários para as empresa do município.

O comércio forte, aliando à prestação de serviços públicos e privados também atrai pessoas de pelo menos 32 municípios vizinhos todos os dias à cidade Beija-Flor. Isso sem contar a grande movimentação do centro de abastecimento, um dos maiores do estado.

Educação

Outro fato que contribuiu para a elevação do índice é a expansão universitária na cidade. Guanambi hoje recebe estudantes de toda a região, são mais de 20 cursos superiores oferecidos de forma presencial no Campus do IF Baiano, na UNEB e na Faculdade Guanambi, além de uma infinidade de cursos oferecidos por diversas instituições na modalidade de Educação a Distância e cursos técnicos profissionalizantes. Agora o município se prepara para receber o curso de medicina na Faculdade Guanambi.

Saúde

Diversos empreendimentos de médicos de diagnóstico de imagens como ressonância magnética de alta resolução e clinicas de especialidades medicas se instalaram na cidade. Guanambi também é um polo de saúde, o Hospital Regional é a principal unidade de referência em toda a Região, recentemente começou a funcionar o serviço de neurocirurgia na instituição de saúde. A prefeitura instalou um hospital municipal nas dependências do antigo Hospital de Guanambi onde realiza todos os meses centenas de cirurgias eletivas. Nos próximos dias deve ser inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Esta postagem foi modificada pela última vez em 17 de fevereiro de 2021 12:35

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Ambulância ficou parcialmente destruída após colidir com cavalo em Brumado

Uma ambulância ficou parcialmente destruída após bater em um cavalo na madrugada desta sexta-feira (21),…

Homem sofreu tentativa de homicídio no bairro Aeroporto Velho em Guanambi

Um homem de 33 anos foi atingido com dois tiros na avenida Castelo Branco, em…

Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou em portaria publicada…

Policlínica de Brumado realiza processo seletivo com 11 vagas para médicos

A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) abriu processo seletivo para a contratação de profissionais…

Vitória da Conquista fará sua estreia em casa neste sábado pelo Campeonato Baiano

O ECPP Vitória da Conquista vai voltar a campo neste sábado (22) pelo Campeonato Baiano…

Amostra de variante da Omicrôn detectada em Vitória de Conquista foi coletada de bombeiro carioca

Após a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou um caso de variante Ômicron em…