FACULDADE GUANAMBI E INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS INICIAM PARCERIA PARA CURSO DE MEDICINA

Ascom FG

A Faculdade Guanambi e o Instituto Sírio-Libanês iniciaram, em evento que reuniu a comunidade médica e acadêmica, parceria educacional para o curso de Medicina. O Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado esteve em Guanambi representando o Instituto Sírio-Libanês e participou de reunião com os mantenedores da FG – Pedro Gomes Duarte, Joselito Batista Santana e Felipe Gabriel Duarte – e com o diretor acadêmico administrativo, Georgheton Nogueira.


Dentre outros pontos, o convênio prevê a capacitação docente por videoconferência e por eventos presenciais, oportunidades de estágios para alunos da Faculdade Guanambi no Sírio-Libanês e a utilização do CMIRA no programa curricular do curso de Medicina da FG.

Desenvolvido pelo Instituto Sírio-Libanês, o CMIRA é um programa de apoio às escolas médicas, que contribui para a melhoria da qualidade do cuidado e da segurança do paciente. Segundo o Prof. Dr. José Lúcio Martins, o programa foi construído a partir de um novo olhar para a avaliação da competência médica, baseado em metodologias ativas, na avaliação formativa e somativa, na mobilização estudantil e na internacionalização da escola médica.

O CMIRA tem uma abordagem pedagógica inovadora, baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e referenciada nos princípios da aprendizagem e na avaliação de competência. As atividades educacionais estão organizadas de modo a promover e potencializar a construção articulada de capacidades para uma prática médica competente, com foco nas situações de maior relevância social e incidência epidemiológica.

Para o Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado, a parceria entre FG e Sírio-Libanês dará bons frutos. “O Instituto Sírio-Libanês teve a visão correta em selecionar alguns parceiros pelo Brasil e, dentre estes parceiros, está a Faculdade Guanambi. Conheci a rede de saúde do município e afirmo que estamos acima da média nacional. Tenho a certeza que teremos um curso de excelência ”, declarou.

O diretor geral da FG, Felipe Duarte, destacou a importância da parceria entre as duas instituições, o que vai beneficiar a rede de saúde do município. “Temos um compromisso com a educação e com nossa região. Nos propomos a trazer o que for de melhor para a implantação do curso de Medicina, assim como fizemos com os demais cursos na área de saúde oferecidos pela FG. Nosso desafio é fazer do curso de Medicina da Faculdade Guanambi uma referência nacional”, declarou.

Instituto Sírio-Libanês – Motivado em aprofundar o conhecimento crítico e reflexivo na área da saúde, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa tem sua trajetória marcada por iniciativas educacionais que integram a teoria e a prática.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da qualidade assistencial, a incorporação de novas tecnologias e a promoção e acesso à medicina de ponta por um número cada vez maior de brasileiros. Nesse sentido, o Instituto tem atuado como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas e à gestão na área da saúde, com os programas de residência, pós-graduações lato e stricto sensu, cursos, congressos e outros eventos.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile