Destruição em Mariana equivale a 7 anos de desmatamento

Publicado por
Compartilhado

R7

O rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), em 5 de novembro, destruiu 324 hectares de Mata Atlântica nos arredores do rio Doce e de seus afluentes. Essa área equivale a 7 anos de desmatamento em Mariana (MG).

Anúncio

O estudo foi realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a empresa de geotecnologia Arcplan.

A área analisada abrange os municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Ponte Nova, todos em Minas Gerais.

Dos 324 hectares removidos, 236 são de remanescentes florestais (mata nativa) e 88 ha de vegetação natural.

A maior parte da destruição ocorreu em Mariana, onde ficava o distrito de Bento Rodrigues e a barragem do Fundão.

Foram removidos 321 hectares na cidade. Para se ter uma ideia, nos 15 anos anteriores (2000-2014), a cidade teve 677 hectares devastados, segundo a SOS Mata Atlântica, uma média de 45 hectares por ano. Isso significa que a mata removida no dia 5 de novembro equivale a 7 anos de destruição.

O estudo, além de avaliar o impacto na floresta nativa e na vegetação natural, mediu o impacto em outras áreas, como zonas urbanas, de agricultura e de pasto. No total, 1.775 hectares (17km²) foram afetados, o equivalente a 2.486 campos de futebol.

Desde o último domingo (6), uma equipe da SOS Mata Atlântica está em expedição pelos municípios afetados com o objetivo de coletar sedimentos para análises em laboratórios e monitorar a qualidade da água do rio Doce e afluentes.

“A situação é absolutamente desoladora. Passado um mês do rompimento das barragens os rios ainda estão cor de laranja, com turbidez extremamente elevada e com altíssima concentração de sedimentos e metais”, comenta Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.

O impacto na vegetação se estendeu por 114 km de cursos d’água: 12 km do Rio Doce, 28 km do Rio Carmo, 69 km do Rio Gualaxo do Norte, 3 km do córrego Santarém e 2 km do afluente do córrego Santarém, a partir da barragem de Bento Rodrigues, onde ocorreu o rompimento, até a represa da Usina Candonga, no município de Rio Doce.

Os rios e o assoreamento

A lama só não causou destruição maior justamente por causa da usina. Após passar pelo local, a destruição se concentrou no leito e calha do rio Doce.

Entre a usina e o litoral do Espírito Santo, 564 km do rio Doce foi atingido. Juntando aos 114 km entre Bento Rodrigues e a usina, chega-se a 679 km de rios afetados pelos rejeitos da mineradora Samarco.

Segundo a SOS Mata Atlântica, a lama assoreou completamente o leito dos rios por onde passou, inclusive parte da represa da Usina Candonga.

O assoreamento acontece quando sedimentos ficam depositados no fundo de um rio. Isso provoca várias consequências, como: dificulta a navegação e diminui a velocidade da vazão, já que bancos de areia se formam no leito; alterações no curso d’água; perda da vegetação subaquática, dificultando o habitat e a reprodução dos peixes.

A situação é ainda pior porque o assoreamento é geralmente evitado pelas matas ciliares, ou seja, a vegetação nas margens dos rios. Essas plantas acabam impedindo ou reduzindo a chegada de sedimentos até o rio. Com a destruição dessa vegetação, o terreno local pode sofrer com erosões e o rio acaba ficando mais exposto ao assoreamento.

Veja o estudo completo:

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 13 de dezembro de 2015 02:04

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio