Toda Bahia e Acorda Cidade
Na noite da última quarta-feira (9), em Feira de Santana, foi lançado o Dispositivo Móvel de Segurança (DMS), que pretende coibir ataques a caixas eletrônicos. O DMS inibe os assaltos, na medida em que cria dificuldades de acesso ao equipamento, que ficará guardado a uma profundidade de 1,60m, coberto por uma chapa de aço.
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/172694549467475/videos/996382940431961/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]
O equipamento criado pelo industrial feirense Manoel Ferreira e é fabricado na empresa Autosul Elevação Automotiva de Santa Catarina. “É um protótipo, e vamos partir para as cotações de mais materiais o que com certeza deve baixar o custo”, afirmou Ferreira.
De acordo com Manoel, o projeto levou um ano e oito meses para ser finalizado e teve um investimento de 20 mil reais. Ele conta que a idéia surgiu quando estava na cidade de Queimadas e terminais de auto-atendimento foram atacados por bandidos.
Um dos sócios da empresa DMS, de soluções em segurança, Carlos Moura Pinho, revela que o terminal é acoplado a uma elevatória, que o recolhe ou o exibe em momentos pré-determinados, controlados pela própria agência bancária. “Vamos avançar para que esse caixa tenha um dispositivo eletrônico para que durante qualquer tentativa de violação no horário diurno o comando central possa recolhê-lo e evitar que ele seja estourado”, afirmou.