Anúncio
Bahia

Secretaria de Assistência Social articula trabalho para reconhecimento da Comunidade de Morro de Dentro como Remanescente de Quilombo.

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio


Trabalho já rendeu para a Comunidade de Queimadas, na zona rural de Mutans, a “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo” pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Assistência Social, em um trabalho coordenado pela Assistente Social Rose Gomes realizaram na última semana, a primeira reunião para mobilização e conscientização do processo de certificação da comunidade de Morro de Dentro como Remanescente de Quilombo pelo Ministério da Cultura e Fundação Palmares.

Anúncio

Presente na reunião, Chico Donato, Secretário de Assistência Social  frisou da importância da participação de toda a comunidade no processo e destacou que o reconhecimento faz parte do resgate da identidade da comunidade.

Rose Gomes agradeceu o apoio da Prefeitura de Guanambi, na pessoa do prefeito Charles Fernandes e do secretário Chico, “este é um trabalho árduo, minucioso e que requer muito apoio e  persistência, mas temos a certeza que esta comunidade também terá o merecido reconhecimento”, salientou.

Manoel Pimentel, presidente da Associação Comunitária de Queimadas, que recentemente recebeu a “Certidão de Autodefinição de Remanescentes de Quilombo”, falou da satisfação pelo reconhecimento através deste trabalho realizado pela prefeitura.

Participando da reunião, Joca, presidente da Associação da Comunidade do Morro de Dentro agradeceu pelo trabalho desenvolvido, frisando da expectativa da comunidade, “estamos esperançosos, pois temos convicção que todos os levantamentos apontarão no sentido que buscamos”, frisou.

Através da realização do trabalho para o reconhecimento de diversas comunidades guanambienses como remanescentes de quilombo, como foi o caso da Comunidade de Queimadas, a Secretaria de Assistência Social articulou a visita de Rogério Nascimento, técnico da Fundação Palmares, que esteve na comunidade de Morro de Dentro e de Gado Bravo em abril do ano passado, estando diversos trâmites bastante adiantados.

“Este  é um trabalho que visa inserir estas comunidades em um leque governamental, o que poderá ampliar oportunidades para a implementação de  políticas públicas, fortalecendo a identidade dos moradores, além de projetos, que com certeza elevarão a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca Chico Donato.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de maio de 2016 00:19

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio