Bahia

FG debate Luta Antimanicomial

Publicado por
Compartilhado

As transformações ocorridas no campo da saúde mental, especialmente nas últimas três décadas, bem como as mobilizações do movimento da luta antimanicomial pelos avanços da reforma psiquiátrica, geraram a criação de novos dispositivos de atuação profissional e de uma nova política em nível institucional, social e também cultural, no âmbito do cuidado ao sofrimento psíquico, enfrentando as práticas repressivas e a lógica manicomial.

Para discutir o tema proposto, aconteceu, no dia 17/05, no campus da Faculdade Guanambi, uma importante discussão sobre a luta antimanicomial e os atuais desafios para a saúde mental no Brasil. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico e pelo Colegiado do curso de Psicologia e contou com a presença dos professores Anna Luísa Castro, Joscimar Silva e Paulla Dyeli. Também estavam presentes o discente Alfredo Baleeiro, a psicóloga Camila Costa e a convidada especial da mesa de debates, Roseni Lavigne.

Foram discutidas a importância das conquistas nos últimos anos no que diz respeito às políticas de saúde mental, que estabelecem novas formas no cuidado às pessoas em sofrimento mental, através de uma prática comunitária, psicossocial, adquiridas através da luta social, que fazem avançar a Reforma Psiquiátrica.

“Momentos como este nos dão a oportunidade de discutir a necessidade de enfrentamento e ruptura com um modo de pensar da sociedade que é segregador, que oprime a diferença, e a necessidade de combater essa lógica manicomial, de possibilitar experiencias e vivencias diferentes”, afirmou o estudante Alfredo Baleeiro, do X Semestre de Psicologia e um dos organizadores do evento.

A Profa. Anna Luísa Lélis, destacou que a luta antimanicomial não deve ser lembrada apenas no dia 18 de maio, mas deve ser um enfrentamento diário na prática da Psicologia. “Esperamos estimular um compromisso do alunado, professores e da academia em geral com a luta antimanicomial e o contexto da saúde mental, enquanto campo imprescindível e fundamental para atuação de profissionais das mais diversas áreas, especialmente da Psicologia”, afirmou a docente.

18 de maio –  O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Esta postagem foi publicada em 21 de maio de 2016 00:15

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024

Últimos dias para tirar o título eleitoral

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024