Anúncio
Bahia

Expo Guanambi recebe curso de piscicultura e doação de alevinos

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Os piscicultores de Guanambi, no sudoeste baiano, serão contemplados com uma série de atividades desenvolvidas pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, durante a Exposição Agropecuária de Guanambi. As ações acontecem durante toda a exposição, de 1º a 5 de junho, e contam com curso de piscicultura básica, distribuição de 50 mil alevinos de tilápia e exposições de projetos. Um dos destaques do evento é a exibição de um tanque de recirculação de água para criação de peixes, exposto juntamente com outros projetos da Bahia Pesca, no estande da Seagri no evento.

“Os produtores de Guanambi e região terão oportunidade de conhecer novas alternativas de geração de renda na área de piscicultura e aquicultura. Uma gama de atividades e projetos serão expostos e realizados durante todos os dias da exposição, pela BahiaPesca”, disse o secretário estadual da Agricultura, Vitor Bonfim.

“Utilizando pequena quantidade de água, que é constantemente filtrada e reutilizada, o piscicultor pode produzir peixe em diferentes ambientes. O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano e o tanque estará disponível para visitação durante os cinco dias da exposição.

No dia 1º, a Bahia Pesca vai doar 50 mil alevinos de tilápia para os piscicultores da região, beneficiando cerca de 50 famílias. “Nossa equipe faz o acompanhamento técnico de todas as etapas, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, a escolha do melhor tipo de ração, o acompanhamento durante a fase de engorda até a retirada do peixe para consumo e venda”, diz o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

É com base no conhecimento sobre a tilápia, espécie que será doada aos produtores de Guanambi, que o engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, montou o cronograma a ser desenvolvido no curso de piscicultura básica, que também acontece no dia 1º. “Essa espécie possui determinadas características que precisam ser compartilhadas com os produtores. Além disso, abordaremos questões sobre a qualidade da água para prática da piscicultura e sobre a comercialização do pescado”, comenta Paulo Roberto. O curso vai acontecer das 16h às 18h, no auditório da Faculdade Guanambi, montado na própria exposição, e vai capacitar cerca de 30 pessoas.

Fonte: Ascom/Seagri

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 31 de maio de 2016 22:47

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio