Rota da Independência 2016 percorre sete municípios baianos – Caetité, dia 29 ‏

Photo1-37-300x300O Recôncavo baiano está na contagem regressiva para mais uma comemoração da Independência da Bahia, que, neste ano, acontecerá mais cedo, com o projeto Rota da Independência, promovido pela Fundação Pedro Calmon em parceria com a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), vinculadas da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Com o título 2 de Julho é Todo Ano, 2 de Julho é Todo Dia, a rota está agendada para começar dia 13 de junho, pelo município de Santo Amaro.

Em seu nono ano consecutivo, a Rota da Independência revisitará algumas das cidades baianas que protagonizaram as lutas pelo processo de independência do Brasil. “A proposta principal é difundir e contextualizar a história referente às batalhas de expulsão das tropas portuguesas da Baia de Todos-os-Santos e da Cidade de Salvador entre 1822 e 1823 e a consequente consolidação da independência do Brasil na Bahia”, explica o historiador Rafael Fontes, diretor do Centro de Memória da Bahia.

A programação acontece em junho e conta com oficinas de leitura, contação de histórias e apresentações artísticas (dança, teatro e musica), nos municípios de Santo Amaro (13), São Francisco do Conde (14), Cachoeira (15), São Félix (16), Maragogipe (17) e Itaparica (20). O município sertanejo de Caetité também receberá a Rota, no dia 29.

De acordo com o diretor-geral da FPC, Zulu Araújo, a Rota aproxima a relação entre Estado e o cidadão, à medida em que enaltece as datas históricas e cívicas. “A presença da Fundação Pedro Calmon fortalece o capital simbólico desta luta, atuando no campo da sua preservação histórica, num território com importância singular para celebrações pela Independência do Brasil na Bahia”, comenta Zulu Araújo, referindo-se ao Recôncavo da Bahia.

O secretário de Cultura de Cachoeira, André Reis, comenta como a Rota da Independência é essencial para reforçar a relevância dos municípios envolvidos na Independência do Brasil na Bahia. “Esse projeto está vinculado à memória, que é importante para reflexão da nossa cultura identitária e é interessante demarcar essa relação dos municípios e reforçarmos essas datas. Além disso, a forma de segmento do roteiro de maneira linear de acontecimentos contribui na reconstituição da história”.

A programação de 2016 da rota apresenta diferentes formas de celebrações praticadas em decorrência da Independência, enfatizando o sentido de cidadania e a participação popular. Além disso, envolve as escolas dos municípios que serão visitados, visando instrumentalizar os professores locais para trabalharem com a história da Independência do Brasil na Bahia e suas celebrações, investindo em performances culturais e estreitando o diálogo com os jovens. E é neste sentido que a Fundação Cultural da Bahia apresentará em cada município da rota, performances de dança apresentada por jovens da Escola de Dança da Funceb.

Em Santo Amaro, será apresentada a coreografia Diferente Semelhança, do Núcleo Nordeste Amaralina, e em São Francisco do Conde, os alunos do 3º semestre profissional apresentarão a montagem Corpos Ancestrais. Já em Cachoeira, é a vez dos alunos dos cursos livres apresentarem Bufyo, que retrata a transformação de Yansã para o Bufalo. No município de Itaparica, será apresentado o espetáculo Berrantes, com a temática da cultura nordestina. Em Caetité, o show é musical, com a apresentação da Orquestra da Funceb (Ofun).

Em todos os municípios também estão confirmadas as aulas-espetáculo História Estoriósa da Independência da Bahia, que falam sobre a importância da Celebração da Independência do Brasil na Bahia, e ocorrerão nas ruas ou praças públicas, com o objetivo de informar a população sobre o Dois de Julho através da arte.

Rota da Independência 2016 – “2 de Julho é Todo Ano, 2 de Julho é Todo Dia”

Santo Amaro, dia 13

São Francisco do Conde, dia 14

Cachoeira, dia 15

São Félix, dia 16

Maragogipe, dia 17

Itaparica, dia 20

Caetité, dia 29

SecultBA

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile