5 apps gratuitos voltados para os produtores rurais

Revista Globo Rural

Diferente de anos atrás, o mundo rural tem hoje uma série de tecnologias capazes de facilitar a vida dos produtores. Drones, ferramentas via satélite e computadores de última geração são alguns exemplos de produtos disponíveis aos agricultores. Entretanto, alguns itens custam caro, e podem afastar novos produtores que não dispõem de muito dinheiro em caixa.

Contudo, sempre existem opções viáveis pra quem está começando sua lavoura ou seu rebanho. a redação  da Revista Globo Rural listou 5 opções de aplicativos gratuitos capazes de ajudar quem deseja melhorar a produção sem gastar muito.

1. Geo Area (Disponível para Android e iOS*)
Descobrir a área disponível para um plantio ou para um rebanho pode, em alguns casos, não ser uma tarefa simples, dependendo do tamanho do local ou do tipo de ferramenta utilizada. O aplicativo Geo Area trouxe uma solução via satélite para esse problema. Por meio do GPS do celular, o app localiza a posição indicada pelo usuário e em seguida mensura a área e o perímetro do local. A versão para Android é grátis. Já para os donos de Iphone, o mesmo serviço está disponível em outro app chamado Geo Measure, que sai ao preço de US$ 1,99.

2. Cálculo de semeadura (Disponível para Android)
Deseja iniciar uma nova plantação e está em dúvida de quantas sementes serão necessárias para o tamanho do seu terreno? O aplicativo Cálculo de semeadura fornece esses números ao produtor. A conta é feita com base na área disponível para o plantio, no espaçamento entre as plantas, e no poder germinativo da semente a ser utilizada. O download é gratuito.

3.  AccuWeather (Disponível para Android e iOS)
Agricultura e clima andam lado a lado. Nenhum produtor consegue se planejar sem saber exatamente a previsão de chuvas, a temperatura e a umidade do ar. Disponível sem custo em mais de 100 idiomas, o AccuWeather é uma referência em meteorologia para dispositivos móveis. O aplicativo reconhece por GPS a área onde o usuário se encontra, e fornece relatórios completos sobre o clima naquele instante e nos próximos dias. É possível também acessar a previsão do tempo de outras cidades e países.

4. $uplemento Certo (Disponível para Android)
Desenvolvido em parceria pela Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o $uplemento Certo tem como público alvo os criadores de bovinos.  A ferramenta permite ao usuário comparar o rendimento de diferentes produtos de suplementação animal, disponibilizando relatórios sobre o custo benefício de cada marca. Não é necessário pagar pelo aplicativo, e nem ao menos ter conexão com a internet para utilizá-lo. Para realizar os cálculos, o produtor precisa fornecer dados sobre quantidade, tamanho e custo dos animais, além do espaço disponível para a criação.

5. Calculadora para agricultores (Disponível para Android)
O cálculo da quantidade de fertilizantes e pesticidas necessários a uma plantação pode se tornar muito complexo dependendo das características de cada plantação. Todas estas dúvidas podem ser sanadas com a ajuda destaCalculadora projetada especialmente para os agricultores. Ela também apresenta outras funções, como o cálculo de sementes. Os resultados podem ser posteriormente exportados para o e-mail dos usuários. O download é grátis.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile