Bahia

Mapeamento e diagnóstico de nascentes de Caetité são temas de encontro na UNEB.

Publicado por
Compartilhado

Os problemas da escassez de água e da destruição de nascentes foram temas de um encontro realizado na manhã deste sábado (16) no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Campus VI – Caetité), pela equipe do projeto “Ver Pelos Olhos D’Água”, da Prefeitura de Caetité, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. A iniciativa visa realizar diagnósticos da situação das nascentes da região e, a partir daí, iniciar um trabalho de recuperação dos mananciais. A equipe do projeto realizou o levantamento de mais de 90 nascentes no município. O evento reuniu mais de 400 pessoas, entre estudantes dos cursos de Biologia e Geografia da UNEB, pesquisa
dores na área, autoridades políticas, representantes das comunidades rurais e empresários que têm interesse no assunto e atuam de forma sustentável no mercado industrial. Na programação do evento, a professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Thely Alves Maciel, que colabora com o projeto e é também mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), proferiu uma palestra sobre a importância da preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João Portella, o projeto é uma iniciativa positiva para o município chama a atenção para uma questão importante no mundo moderno. “Vivemos um grande problema em todo o mundo atualmente, que é a falta de água. Se não tomarmos uma atitude urgente corremos grande riscos, e esse projeto é uma grande arma contra essa situação em nosso município”, ressalta. O prefeito Zé Barreira participou do evento e reafirmou o seu compromisso com a continuidade dos investimentos para amenizar o problema de água em Caetité. “Estamos solucionando o problema de água em Caetité, principalmente na zona rural, que é a área mais afetada e que precisa da atenção da administração pública. Os grandes culpados pela morte dessas nascentes, por incrível que pareça, é da própria humanidade. Mas podemos mudar essa realidade. A água é fundamental para a sobrevivência das pessoas, principalmente na zona rural, onde a gente já conseguiu mudar bastante a realidade com a instalação de cisternas em praticamente todas as casas”, disse. Avanços – O projeto já visitou 101 comunidades e identificou 91 pontos de nascentes. Desse total, apenas 85 apresentaram fluxo hídrico. De acordo com a coordenadora do projeto, Paula Idma, com as informações coletadas pela equipe são elaboradas relatórios e pareceres técnicos que serão subsídios para a elaboração de um mapa das nascentes localizadas no município e um livreto que serão disponibilizados para toda a comunidade.

Anúncio

Texto: Paula Idma

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de julho de 2016 10:35

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio