Tiago Marques | Redação 96FM
Até o final da noite deste sábado(30), todas as peças da política guanambiense estarão de seus lados do tabuleiro, o PSDB fará a sua convenção às 19h na Câmara dos Vereadores. Nilo Coelho já está confirmado como candidato a prefeito mas ainda falta oficializar o candidato ao cargo de vice. Felipe Duarte, diretor da Faculdade Guanambi, deverá ser o indicado, embora ainda há outros três pré-candidatos, o vereador Agostinho Lira, e os empresários Marcos Bonfim e Luis Carlos.
Para tentar seu quarto mandato como prefeito de Guanambi, Nilo Coelho contará com a coligação: PSDB, PP, PPS, DEM, PTC, PPL, PDT e PSDC. Desde que iniciou a sua pré-campanha, Nilo Coelho conseguiu agregar dois grupos expressivos à sua candidatura, o recém criado PPL do ex-vereador Latinha, e o PDT do deputado estadual licenciado e secretário de agricultura do estado da Bahia Vitor Bonfim.
As convenções devem contar com as lideranças políticas das siglas, o deputado estadual Luis Augusto e o deputado federal Arthur Maia, além do secretário de estado Vitor Bonfim. Prefeito por três mandatos (1983/1986 – 2005/2008 – 2009/2010), Nilo também foi deputado federal (1999-2003) e o 42º governador da Bahia (1989-1991). Empresário, proprietário de muitas fazendas e imóveis, além de sócio de diversas empresas, Nilo vem de uma tradicional família de políticos da região do médio São Francisco, e aos seus 73 anos, é conhecido em todo estado por sua trajetória política e empresarial.
O prazo para as convenções partidárias começou na última quarta-feira (20) e segue até o dia 5 de agosto, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios termina às 19h, do dia 15 de agosto. Já o período da campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto.