Educação

IF Baiano terá Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo

Publicado por
Compartilhado

A professora e pesquisadora Felizarda Bebé do IF Baiano Campus Guanambi e uma equipe de mais seis professores do Campus aprovaram um projeto e a instituição foi contemplada pela chamada Pública MCTI/MAPA/CNPQ Nº02/2016 para a implementação e manutenção de núcleos de estudo em Agroecologia e produção orgânica, o projeto também conta com a participação da pesquisadora Sonia Reis da UNEB/Campus XII. A iniciativa visa apoiar projetos que integrem atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional para construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados a Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção, bem como sua promoção, por meio da implantação ou manutenção de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conforme definido pelo artigo 1.º da Lei 11.892/08.

O Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do território Sertão Produtivo é um projeto interdisciplinar e multidisciplinar que pretende articular discentes, professores e professoras, com os extensionistas ou agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) das instituições governamentais e não governamentais, bem como com os (as) agricultores e agricultoras familiares, da zona rural dos municípios de Candiba-BA, Urandi-BA, Caetité-BA e Guanambi-BA. Neste contexto, o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Sertão Produtivo tem por objetivo a construção do conhecimento agroecológico valorizando os saberes tradicionais a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão pautadas no desenvolvimento rural sustentável, redução da desigualdade de gênero e garantia da segurança alimentar e nutricional do campo e da cidade dos municípios de Candiba-BA, Caetité-BA, Urandi-BA e Guanambi-BA. Para isto, serão realizadas palestras e minicursos para toda equipe executora e colaboradores para nivelamento do entendimento e ampliação do conhecimento agroecológico.

Anúncio

Após esta etapa, os membros do projeto irão realizar atividades de extensão tecnológica como: oficinas e/ou minicursos, seminários, palestras em comunidades rurais, curso profissionalizante, feira de trocas de sementes crioulas e mudas, principalmente garantindo a participação de jovens rurais, sobre práticas de transição agroecológica e produção orgânica. Estas práticas consistirão de produção de compostos orgânicos com materiais existentes no campo, produção de biofertilizantes, uso de extratos vegetais para controle de pragas e doenças, registro dos produtos orgânicos, políticas públicas para comercialização dos produtos orgânicos: PNAE e PAA; resgate da utilização das plantas medicinais pela população e conservação e ampliação das sementes crioulas. As atividades de pesquisa serão desenvolvidas ao longo de todo projeto para servir de base e tomada de decisões de forma dialogada e reflexiva com a sociedade civil e demais parceiros para manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo garantindo o manejo ecológico dos solos para obtenção da produção rural sustentável. Com este projeto espera-se ampliação da participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica e conquistará novos espaços de comercialização de produtos livres de contaminantes.

Equipe Executora do Projeto

Felizarda Bebé – coordenadora do projeto

Alexsandro Brito – pesquisador

Suane Cardoso – pesquisador

Ozenice Silva – Pesquisadora

Carlinne Guimarães – pesquisadora

Leandro Gonçalves – pesquisador

Colaboradores:

Joice Bonfim – Professora Substituta do IF Baiano Campus Guanambi
Sônia Reis – UNEB

Parceiros:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Urandi
Sindicato dos trabalhadores Rurais de Caetité
Bahia Ater – governo estadual da Bahia.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 31 de julho de 2016 14:11

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio