Tiago Marques | Redação 96FM
A previsão de muita chuva para o final do mês de outubro não deve se concretizar, institutos já reviram suas análises e apontam para dias quentes e secos em Guanambi e Região até pelo menos meados de Novembro. Mesmo sem a influência do El Ninõ como em 2015, outro fenômeno natural deve impedir o avanço da umidade por boa parte da Bahia e do Norte de Minas nos próximos dias.
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN sobre o Nordeste brasileiro vai influenciar o regime de chuvas nos próximos dias. o VCAN é uma área onde os ventos giram em sentido horário a um nível mais alto, 12 mil metros de altura, onde a pressão atmosférica é de 250hPa, forçando o ar seco a se concentrar no seu centro e a umidade em suas bordas. No inverno ele se concentra mais ao leste no oceano atlântico e na primavera e verão seu centro se localiza sobre o semiárido brasileiro.
O VCAN funciona como uma espécie de engrenagem que forma os sistemas conectivos de convergência que leva muita chuva principalmente para o sudeste do país. Quando localizado mais ao norte ele proporciona chuvas na região, quando se localiza mais ao centro do estado da Bahia, as chuvas ficam mais escassas no Norte de Minas e na região Centro Sul da Bahia.
A tendencia é que este fenômeno impeça que chova em Guanambi e Região nos próximos dias, contrariando as previsões anteriores. No entanto pancadas de chuvas isoladas podem ocorrer entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro. Geralmente o ciclo do VCAN dura aproximadamente 10 dias, ao final deste período há possibilidade de chuvas mais expressivas, o que deve ocorrer na segunda semana de novembro.
Em contraponto à falta de chuvas, muito calor e ar seco em Guanambi e Região nos próximos dias. Os termômetros podem superar 37ºC e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.
Lavoras podem ser atrasadas
Com a previsão de bons volumes de chuva para o fim do mês, agricultores começaram o preparo para as plantações, principalmente de sorgo, mais comum na região. No entanto as chuvas devem ser fracas e isso deve atrasar o plantio na região. No mês de outubro a estação meteorológica do INMET em Guanambi registrou precipitação acumulada de 21mm em dois episódios de chuva. Para uma plantação segura, espera-se episódios de chuva mais volumosas para encharcar o solo e favorecer o desenvolvimento da lavoura.