O Observatório FG do Semiárido Nordestino firmou parceria com o 17° Batalhão da Polícia Militar, com o objetivo de fortalecer a segurança pública em Guanambi. A parceria tem o intuito analisar a geografia dos crimes e infrações por meio do geoprocessamento. Esta ferramenta tem auxiliado a análise da criminalidade em escalas temporais e espaciais, visando fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de segurança pública.
Na oportunidade, reuniram na sede do Observatório FG, o Tenente Coronel da PM, Marcelo Queiroz de Souza Pinto; o Capitão da PM, Osvaldo Veloso Vidal e a coordenação do Observatório, para o estabelecimento de metodologias e a delimitação dos principais mapas, cartas e relatórios que possa auxiliar a segurança pública do município de Guanambi.
Segundo o Prof. Carlos Clemente, coordenador do Observatório FG, a aplicação do geoprocessamento na segurança pública vem sendo uma prática cada vez mais observada nos centros urbanos. Clemente ressalta que, após processar os dados pode-se, de forma atualizada, identificar regiões de maiores ocorrências de atos criminosos e assim direcionar melhor as ações para fazer o direcionamento do efetivo policial nestas áreas definidas, potencializando o trabalho preventivo da PM.
Ascom FG