Cerca de 10 milhões de abelhas morrem em apiário em São Paulo

Mais de 10 milhões de abelhas morreram em um apiário na zona rural de Porto Ferreira (SP) em menos de uma semana. Segundo o proprietário, todo o trabalho de quase quatro décadas foi perdido nas 136 colmeias por conta de agrotóxicos de cana-de-açúcar.

Nem mesmo as abelhas rainhas resistiram e o chão do local está com milhares de insetos mortos. Os que restaram voam desorientadas.

Os nove apiários do apicultor Wanderley Fardin ficam dentro de um canavial. Segundo ele, o que provocou a morte das abelhas foi o agrotóxico despejado por um avião, que passou várias vezes nesta semana para matar os insetos que afetam a plantação de cana. Ele chegou a filmar a aeronave despejando o produto.

Prejuízos com as mortes
Ele estima um prejuízo de mais R$ 200 mil. “E está morrendo até agora, não parou de morrer. Isso aconteceu logo depois que a pulverização do avião passou”, disse Fardin.

Cerca de mil quilos de mel eram produzidos por ano. Agora ele não sabe o que fazer para recuperar a produção. “Cada colmeia dessa chega a render 50 quilos de mel por tirada. E agora?” questionou.

Veja a matéria completa e Assista a reportagem no G1

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile