Barreiras: Presídio será inaugurado em fevereiro, diz governador

O presídio de Barreiras deverá ser inaugurado em fevereiro, conforme anúncio do Governador Rui Costa, nesta terça-feira (10). A inauguração atenderá a uma necessidade da população regional que sofre com as constantes fugas, além da superlotação nas delegacias.
As declarações de Rui foram dadas durante a entrega do novo Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e de 39 viaturas à Polícia Civil, para a capital e os municípios de Candeias, Camaçari, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Simões Filho e Mata de São João.
O presídio de Barreiras foi concluído em 2015, com capacidade para abrigar 533 presos, mas permanece sem uso. Na cidade funcionam a Delegacia de Homicídios, a Delegacia de Atendimento à Mulher, a 1ª Delegacia e a Cadeia Pública, com capacidade para 28 detentos, entretanto, abrigando mais de 100 presos atualmente.
Por causa da superlotação, há quase três anos, a Pastoral Carcerária de Barreiras não consegue dar assistência religiosa, de saúde e jurídica aos presos. “Deixamos de desempenhar muitas atividades ali com os presos por causa do espaço físico que não é adequado. Nós paramos por medida de segurança. Os delegados pediram que nós não entrássemos lá”, conta o padre Gleicimar Santos, coordenador da Pastoral.
Além de Barreiras, Rui Costa anunciou a inauguração de outros dois presídios em Salvador e Irecê. “Acabamos de inaugurar o de Vitória da Conquista. O de Brumado ainda está em construção. No meu mandato vou abrir quatro mil novas vagas em presídios. Vamos realocar os presos em presídios lotados e tirar outros das delegacias”, sinalizou.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile