Minas confirma 38 mortes sob suspeita de febre amarela, 152 municípios estão em emergência

Publicado por
Compartilhado

Redação 96FM

Subiu para 38 o número de mortos em Minas Gerais com suspeita de febre amarela. São 133 casos em investigação e 152 municípios decretaram estado de emergência pública em saúde por conta do risco de surto da doença.

Dez dos casos já são considerados como óbitos prováveis por febre amarela, pois os pacientes tiveram resultados positivos. Essas mortes ocorreram nos municípios de Piedade de Caratinga (3), Ladainha (3), Ubaporanga (1), Ipanema (1), Itambacuri (1) e Malacacheta (1).

Os casos foram registrados de suspeita é na região do Vale do Rio Doce, no Vale do Mucuri o município com mais casos é Ladainha (29), Caratinga (23), Imbé de Minas (14) e Piedade de Caratinga (12). O município de Simonésia foi o primeiro da Zona da Mata a registrar um casos suspeito.

No estado, treze municípios detectaram morte ou aparecimento de primatas doentes. A doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus. A doença infecciosa febril aguda pode levar à morte em menos de uma semana se a ação do vírus não for trada. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

O decreto assinado pelo governador Fernando Pimentel (PT) que reconhece o estado de emergência, autoriza a desburocratização da compra de insumos e da contratação de serviços para conter o surto. Fica também autorizada a criação de um comitê para monitoramento e ações de prevenção.

autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Fica admitida também a contratação de pessoal para ajudar no combate à doença e autorizada a criação de um comitê para monitoramentos dos casos e prevenção, que recebe o nome de sala de situação. Durante a validade da situação de emergência, poderá haver dispensa de licitação.

Veja reportagem no G1

Esta postagem foi publicada em 14 de janeiro de 2017 00:12

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024

Programação da Festa de Santo Antônio de Urandi 2024 foi divulgada

Entre os dias 1º e 13 de junho, o município de Urandi, na Região de…

1 de maio de 2024

Concurso da Prefeitura de Irecê encerra inscrições no próximo domingo

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Irecê, na Bahia.…

1 de maio de 2024