Anúncio

O empoderamento do leitor

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A pós-modernidade trouxe novos paradigmas para a comunicação, a mídia tradicional precisou se adaptar às novas tecnologias para conseguir permanecer com força na produção dos significados do cotidiano. Ao mesmo tempo, o leitor que era apenas receptor passivo do conteúdo, passou a interagir e a também produzir seus próprios significados.

Na mídia tradicional pré-internet, o editor sabia o que pensavam os leitores, ouvintes ou telespectadores, através das cartas que os leitores escreviam, no entanto ele tinha o poder de decidir o que seria ou não publicado. A chegada do jornalismo na internet no início dos anos 2000 conectou cerca de 3 bilhões de pessoas e trouxe uma enxurrada de interpretações da mesma notícia, uma revolução com as proporções da invenção da prensa no século XV.

Anúncio

A internet de fato tirou da redação o poder de ser a única produtora dos significados no momento em que abriu espaço para que o receptor da informação comentasse as notícias. Grandes portais de notícias permitem que seus usuários façam comentários no final dos textos, estes espaços de discussões trouxeram mais fluxo de usuários e interatividade aos sites, aumentando também a possibilidade de rentabilização do jornalismo na internet, seja por assinaturas ou por publicidade. Com o advento das redes sociais no início desta década, as conexões foram fortalecidas e aumentaram o protagonismo do consumidor de conteúdo.

A democracia foi favorecida, no momento em que cada indivíduo consegue expressar e difundir suas opiniões e concepções pessoais ou políticas, não ficando isso a cargo apenas do jornal como era antes. Entretanto houve a intensificação da intolerância, do preconceito, do discurso de ódio e da difusão de notícias falsas. Ao mesmo tempo em que a internet.

Estudo de Caso

No início oficial da campanha eleitoral em agosto de 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou as prestações de contas dos candidatos ao pleito municipal como faz em todo período de eleições. Uma matéria publicada pelo site da Guanambi FM trazia a declaração de bens dos candidatos aos cargos majoritários e fazia uma comparação entre as áreas das fazendas do candidato derrotado Nilo Coelho e a área territorial de Guanambi.

Anúncio

Em um momento em que os ânimos estavam exaltados com a proximidade das eleições, as pessoas manifestavam suas concepções na internet, a matéria serviu para colocar um pouco mais de lenha nesta fogueira.

A real relevância da informação abordada pela reportagem tem valor relativo, pois trouxe para o debate aspectos pessoais dos candidatos, utilizando-se das informações fornecidas por eles próprios ao TSE. Foi no Facebook que a publicação mais repercutiu, os diversos comentários se concentraram em dois eixos, o primeiro abordou a forma como alguém conquistam tantos bens ao longo da vida, tendo quem discorresse sobre o trabalho e capacidade empreendedora do candidato ou como que supostamente estes bens tenham sido conquistados através de meios ilegais ou imorais e sobre a concentração de renda.

O segundo eixo da discussão foi justamente a relevância desta informação, havendo argumentos de que a sua divulgação estava relacionada apenas ao interesse do veículo de produzir opiniões contrárias à candidatura.

E assim acontece diariamente em uma redação, a aproximação do leitor ajuda a moldar a abordagem da redação, do mesmo jeito que a notícia sempre tem pelo menos dois lados, a interpretação dela também é variada e é realidade na comunicação pós-moderna.

Adelane Cardoso e Tiago Marques – Teorias da Comunicação II – Professora Lana Nóbrega – Curso de Jornalismo da Faculdade Guanambi

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de março de 2017 22:40

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio