30.4 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Facebook faz parceria com verificadores de informações para combater notícias falsas

Mais Lidas

Redação do Blog

A maior rede social, Facebook, informou nesta quinta-feira (3) que com a intenção de diminuir a circulação das notícias falsas, vai enviar mais artigos potencialmente falsos com a intenção de mostrar as descobertas a baixo da publicação original.

A companhia comunicou que passará a utilizar algorítimos que detectaram as possíveis notícias falsas, e enviá-las aos verificadores de informação, potencialmente mostrando os resultados da checagem abaixo do artigo original.

O Facebook é criticado como sendo um dos maiores pontos de distribuição de notícias falsas, e apontado por algumas pessoas por ter influenciado no resultado das eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Na Europa, o problema acabou sendo tópico nas discussões políticas, com os eleitores franceses inundados por notícias falsas antes das eleições presidenciais na França, em maio, e a Alemanha apoiando um plano para multar as redes sociais que não conseguirem remover publicações de ódio prontamente, antes de eleições em setembro.

O Facebook informou nesta quinta-feira em um comunicado que foi enviado separadamente em alemão, um teste da ferramenta de checagem de fatos estava sendo lançado nos Estados Unidos, na França, na Holanda e na Alemanha.

“Além de ver quais histórias são contestadas pelos verificadores de fatos terceirizados, as pessoas querem mais contexto para tomar decisões informadas sobre o que leem e compartilham”, disse em um blog Sara Su, gerente de produto do feed de notícias do Facebook.

Ela acrescentou que o Facebook seguirá testando sua ferramenta de “artigos relacionados” e trabalhará em outras mudanças no feed de notícias para conter informações falsas.

O Globo

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas