A VII Conferência Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde de Guanambi, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Clube de Campo Guanambi, foi marcada por grande participação popular. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, teve como tema: “Diálogos sobre as políticas públicas de saúde do munícipio de Guanambi”, e contou com a presença dos vereadores Rafael Macedo, Fabrício Lopes e Maria Silvia, além de representantes de diversos segmentos da comunidade, usuários do SUS, profissionais de saúde, estudantes, membros de associações urbanas e rurais, etc.
Representando o Prefeito Jairo Magalhães, a Conferência foi aberta pelo Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Conselho de Saúde, André Moitinho Fagundes. No seu pronunciamento, o secretário fez um balanço das ações da sua pasta nos primeiros sete meses de gestão, prestando contas para com a sociedade. Na oportunidade, o secretário salientou a importância do momento: “A conferência passa por três dimensões: reflexiva, avaliativa e propositiva, que servem para maturar e formular propostas interessantes para o benefício coletivo” frisou.
Recomendada pela Lei 8.142/90, a Conferência é realizada no primeiro ano de governo, a fim de se realizar um diagnóstico no município para auxiliar na gestão e na elaboração dos seus respectivos planos de trabalho. O encontro contou com uma vasta programação, iniciando com apresentação sobre a saúde do município, palestra com Ita de Cássia Aguiar Cunha, (Superintendente da SUVISA/SESAB), debates e discussões de eixos temáticos, onde diversas propostas foram aprovadas e deverão ser enviadas para a Secretaria de Saúde e o prefeito, além de serem publicadas no Diário Oficial do Município na próxima semana, para o conhecimento de toda a comunidade.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi