Redação do Blog
Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Caetité realizou via secretaria municipal de saúde, a 1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde, no auditório do CETEP. No evento estiveram presentes cerca de 300 pessoas que debateram o tema “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”.
Esse evento é a etapa municipal e objetivou analisar as prioridades listadas no Documento Orientador e montar propostas para que sejam fortalecidos programas e ações de implementação da Política de Atenção Integral de Vigilância em Saúde. Depois do evento, elas serão enviadas para serem discutidas na Conferencia Estadual e logo após, na Conferencia Nacional.
Compuseram a mesa de abertura da Conferencia Municipal de Vigilância a vice-prefeita de Caetité, Drª Jaquele Fraga, a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, o vereador Jairo Fraga, a palestrante Silvana Portela e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Laranjeiras.
“A administração municipal tem buscado fortalecer as políticas públicas, seja na ampliação ou integração dos sistemas da Rede SUS. A Conferência Municipal é uma oportunidade a mais de debater a atuação dos programas que compõem todas as vigilâncias e sobre as competências de cada ente federado, no fortalecimento das ações e serviços do Sistema Único de Saúde”, destacou a vice-prefeita.
A secretária de saúde destacou que Caetité, pela primeira vez, discute de maneira ampliada a vigilância em Saúde. “Antes de iniciarmos essas discussões de hoje, foram realizadas pré-conferências nas comunidades para que pudéssemos detectar os principais problemas nas ações de vigilância em saúde, que subsidiaram o planejamento discutido e elaborado aqui na Conferência”, explicou a secretária.
Informações DIRECOM PMC