Redação da Agência
Cientistas descobriram os métodos que os egípcios utilizaram para transportar os blocos de pedra de muitas toneladas do sul ao norte do país para construção das grandes Pirâmides de Gizé, disse em entrevista ao jornal árabe Asharq al-Awsat o famoso arqueólogo Zahi Hawass.
De acordo com Notícias ao Minuto, o jornal Daily Mail publicou um artigo onde relata que os arqueólogos, com ajuda de um papiro antigo, descobriram o mistério da construção das pirâmides. O documento descreve em detalhes o modo usado pelos egípcios há mais de 4.600 anos para transportar blocos pesados de granito e calcário a longas distâncias (mais de 800 km: de Assuã no sul do Egito até Gizé para construir a grande Pirâmide de Quéops). Por exemplo, no papiro está escrito que foram usados canais especiais de água para transporte dos blocos.
Segundo Hawass, não há nada de novo nesta “descoberta”. “O transporte era realizado do porto especial no local da exploração da pedra em Assuã, em barcos de madeira que iam pelo Nilo, e depois pelos canais de construção até o porto especial perto das pirâmides”, disse ele.