Prefeitos e secretários de saúde dos municípios que formam o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão se reuniram na manhã desta quinta-feira (21) em Guanambi. A reunião serviu para debater e aprovar encaminhamentos para colocar em prática o funcionamento da Policlínica que deve ser inaugurada em Novembro.
A Bahia investiu cerca de R$17 milhões para construir e equipar a policlínica, ela contará com 18 especialidades e cerca de 30 médicos. O objetivo é que toda a demanda de média complexidade seja atendida pelo serviço.
A Policlínica vai abranger 40 municípios, o custeio será divido entre o estado e os municípios que aderirem ao consórcio. Para participar, eles deverão contribuir com o rateio do custo. Tanque Novo, Feira da Mata e Ibiassucê foram os últimos a aderir ao consórcio.
Segundo o presidente do consórcio, os profissionais aprovados no concurso da Policlínica devem ser convocados para contratação nos próximos dias. O consórcio de Saúde ainda contará com serviço de transporte de pacientes, o governo do Estado já adquiriu os micro-ônibus que atenderão os municípios consorciados.
Assista à reportagem de Tiago Marques com as imagens do cinegrafista Mauro Loiro.