A empresa Bahiaframa recebeu licenciamento pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir e vender testes rápidos de detecção da febre amarela. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (25) pelo Diário Oficial da União, cujos detalhes serão divulgados hoje à imprensa pela Secretaria Estadual de Saúde.
O novo teste da Bahiafarma, o YFV IgG/IgM, tornou pioneiro pela sua agilidade do resultado e eficácia em detectar infeções recentes ou anteriores de febre amarela, permitindo tratar os pacientes com maior rapidez e exatidão. “É importante também para estratégias públicas de combate ao avanço da doença, por mapear em tempo real casos nas diversas regiões do país”, disse o diretor-presidente do laboratório, Ronaldo Dias para O Correio.
Com o aval da Anvisa, a Bahiafarma se tornou o primeiro laboratório público a fabricar esse tipo de diagnóstico no Brasil e um dos poucos do mundo com testes rápidos para os principais vírus transmitidos por mosquitos – antes da febre amarela, o portfólio da fábrica inclui dispositivos para dengue, zika e chikungunya.