Professora será homenageada com nome de creche que presidente autorizou reconstrução

Publicado por
Compartilhado

O presidente Michel Temer determinou ao Ministério da Educação, nesta segunda-feira (9), a liberação de recursos para a reconstrução da creche Gente Inocente de Janaúba, que foi incendiada pelo vigia do local,na quinta-feira (5). Damião Soares dos Santos, de 50 anos, jogou álcool em crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. No horário havia 75 crianças e 17 funcionários na escola; onze pessoas morreram.

Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República informou ainda que o Ministério da Saúde enviará equipamentos ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, referência no tratamento de queimados, que recebeu feridos no incêndio. Até a tarde desta segunda, o hospital da capital ainda possui 12 pessoas internadas vítimas do ataque.

Os valores não foram informados, nem quando o dinheiro será liberado. A escola receberá o nome de Helley Abreu Batista, professora que morreu no ataque.

Ataque e autor

A creche Gente Inocente foi construída pelo município há 17 anos, de acordo com o prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB). Na quinta-feira (5), onze pessoas morreram após o vigia colocar fogo no local. Na sexta-feira (6), após vistoria dos bombeiros, o prédio de creche foi interditado por risco de desabamentos.

Damião não tinha contato com as crianças, segundo o prefeito. O vigia trabalhava das 18h às 6h e as crianças entravam às 7h saiam às 17 horas. No dia da tragédia, de acordo com o prefeito, as professoras não tinham motivo para barrá-lo.

No ataque, além das crianças, a professora Helley Abreu Batista, segundo a polícia, morreu depois de salvar diversas crianças após lutar com Damião. No domingo (8), o presidente Michel Temer concedeu à professora a Ordem Nacional do Mérito. Segundo a Presidência, a homenagem é concedida a pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao país e à sociedade brasileira.

Até a tarde desta segunda, 24 pessoas que estavam hospitalizadas. Nesta tarde, Lucas Gabriel Martins Silva, 4 anos, deixou a Santa Casa de Montes Claros. Outras 23 continuam internadas, sendo que oito estão na Santa Casa, 14 em Belo Horizonte, e 1 no Hospital Universitário. Alguns estão em estado grave e respiram com ajuda de aparelhos.

Antes do ataque, Damião disse a familiares que “essa semana iria morrer”. O delegado responsável pelo caso disse que o vigia já apresentava “sinais de loucura” desde 2014.

Por Adriana Lisboa – G1

Esta postagem foi publicada em 10 de outubro de 2017 05:30

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Marcar Janaúba

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024