Bahia

Diocese cria duas novas paróquias nas cidades de Caetité e Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Willian Silva – Agência Sertão

Durante o mês de outubro, a Diocese de Caetité, sob o comando do bispo Dom José Roberto Carvalho, empossado em Janeiro de 2017, criou duas novas paróquias, uma em Caetité e a outra em Guanambi. Em Caetité a comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ovídio Teixeira, foi elevada a categoria da paróquia, na quinta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida e será regida pelo padre Waldech Brito Gondim. Já em Guanambi, a comunidade de São Geraldo Majella também passou pelo mesmo processo e tornou-se paróquia na noite desta segunda feira (16) e será comandada pelo sacerdote caetiteense, padre Eutrópio Aécio. Algo a ser observado em relação a Caetité é que, depois de 200 anos que criou-se uma segunda paróquia dentro da cidade o que causou aprovação e reprovação por parte dos fiéis.

A criação da paróquia de São Geraldo Majella, no Bairro Brasília,  foi anunciada por Dom Carvalho no dia 13 de Junho de 2017 na festa de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi. O anúncio se concretizou na noite desta segunda-feira (16) com a Instalação Canônica da nova paróquia que contou com a participação de padres da Diocese e do bispo Dom Carvalho. Houve grande participação da população católica de Guanambi no evento que contou, com aproximadamente, mil pessoas.

Criação da Paróquia de São Geraldo Majella em Guanambi Foto: Neide Lu

Mas em meio a festa por conta da criação das duas paróquias, a Diocese de Caetité e a Prefeitura de Guanambi estão em meio a uma polêmica sobre a doação de um terreno da prefeitura para a Diocese. Segundo a organização PROBUS (Associação de docentes e discentes da UNEB, com sede em Brumado, mas sem ligação direta com a Universidade), a doação do terreno foi irregular pois não seguiu a legislação municipal.

Procurados pela Agência Sertão, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi informou que a Administração Municipal não iria se pronunciar, pois “estão procurando uma maneira de sujar o nome do prefeito Jairo Magalhães e da Igreja Católica que vem realizando um excelente trabalho social em Guanambi”, disse a assessoria. Também procurado pela reportagem, o presidente da organização PROBUS, Eunadson Donato, informou que “são vários os projetos de leis que foram encaminhados para a câmara municipal para fins de doação de bens públicos municipais”, mas não nos contou mais detalhes acerca da notificação extra-judicial que foi encaminhada as duas entidades. A Diocese de Caetité, através de nota informou “que não houve ato de recebimento de nenhuma doação de terreno da Prefeitura Municipal de Guanambi e que qualquer doação observará como de costume, de maneira rigorosa, a legalidade da mesma, não aceitando nenhuma doação de forma ilícita ou que tenha sua origem na má fé”.

Criação da Paróquia N.S. Aparecida em Caetité. Foto: Foto Estrela
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de outubro de 2017 10:49

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio