Reitora da UFOB visita Guanambi para avaliar implantação de extensão universitária na cidade

Reprodução

Tiago Marques | Agência Sertão

Na tarde desta segunda-feira (6), a reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), professora Iracema Veloso, esteve em Guanambi para avaliar a possível instalação de uma extensão da UFOB na cidade, a visita foi a convite do deputado federal Arthur Maia (PPS). Acompanhada de professores e pró-reitores da UFOB e de servidoras da diretoria de planejamento e orçamento do Ministério da Educação (MEC), a reitora vistou as instalações do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi e a área onde funciona o escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF).

O deputado Arthur Maia afirmou que vem se mobilizando para conseguir, através de seu prestígio no atual Governo Federal, a instalação de uma extensão universitária em Guanambi. Segundo o deputado, os ministros da Educação do Planejamento se comprometeram a ajuda-lo na demanda. “Estamos buscando garantias para apresentar à UFOB que viabilizem a expansão da Universidade para Guanambi. Tenho trabalhado para incluir recursos no orçamento do ano que vem para construção e custeio, também conseguimos a liberação de 36 vagas para servidores, além de buscar viabilizar um terreno para que a instituição funcione,” disse Maia.

No escritório da Codevasf, a reitora ouviu do superintendente da segunda regional, Harley Nascimento, que a Companhia tem interesse em doar ou ceder, a área de 36.000 m², localizada em área nobre da cidade, para que o extensão universitária seja construída. No local, além do escritório da Codevasf, funciona a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no entanto há muito espaço para novas construções. Segundo o superintendente, a Coodevasf poderia continuar funcionando no mesmo local, com área reduzida, ou ser reinstalada em outra área. A área pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e as construções à Codevasf.

A reitora agradeceu o empenho que vem sendo feito para que a UFOB venha para Guanambi, no entanto ponderou que tal decisão precisa ser referendada pelo Conselho Superior do Universidade. O deputado Arthur Maia garantiu que continuará se empenhando para a Universidade tenha condições de se instalar no município. Nara Pimentel, do MEC, afirmou que um estudo de demanda precisa ser efetuado para decidir quais cursos a UFOB ofertaria em Guanambi no caso da eventual instalação. Vereadores e lideranças políticas também participaram da agenda desta segunda-feira.

A UFOB

Criada em 2013, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) está presente em cinco municípios Baianos: Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória e Barreiras, onde se localiza a reitoria.

A instituição surgiu da elevação do antigo Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que funcionava em Barreiras desde 2006. Atualmente são ofertados 30 cursos nos cinco Campi instituição. Segunda a reitora, Guanambi é o 13º município com maior número de alunos da Universidade.

A UFOB implantou em 2016 um sistema de cotas que reserva vagas para alunos de cidades distantes até 150 quilômetros de quaisquer um de seus Campi, como forma de estimular a formação de estudantes de sua região de atuação.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile