Policial

População vai às ruas em Correntina protestar em favor dos rios do Oeste

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Agência Sertão

As ruas de Correntina, Oeste Baiano, foram ocupadas pela população em protesto contra o avanço do agronegócio e a degradação dos rios na região. Segundo os organizadores do protesto, Cerca de dez mil pessoas participaram do ato deste sábado (11).

O protesto teve como objetivo denunciar o baixo nível do rio Arrojado em consequência do intenso desmatamento, e do uso abusivo das águas, sobretudo pelas empresas do agronegócio, e das mudanças climáticas. Segundo a Comissão Pastoral da Terra da Bahia (CPT-BA), a manifestação também foi em apoio ao protesto realizado por aproximadamente 600 pessoas, no dia 02 de novembro, contra os abusos do uso da água em duas fazendas no distrito de Rosário. Na ocasião, os manifestantes destruíram sistemas de irrigação e maquinas da propriedade. Ainda segundo a CPT, só entre 2010 e o ano passado, mais de sete mil famílias já foram atingidas pela degradação dos rios.

Os manifestantes se reuniram em frente ao Museu do Cerrado Altair Sales e seguiram pelas ruas da cidade até a Ilha do Ranchão, nas margens do rio Correntina. O ato contou com a participação do Juiz Federal Dr. Leonardo Hernandes Santos Soares, do Bispo Dom João Cardoso, da Diocese de Bom Jesus da Lapa, e do prefeito da cidade, Nilson José Rodrigues.

Em seu discurso durante o ato, o Bispo se posicionou contra a violência para a resolução de conflitos, e enfatizou o debate de ideias e o diálogo como formas mais eficazes. Também ressaltou a importância de lutar pelas águas do Cerrado e das comunidades na preservação do meio ambiente. “Pequenos ou grandes agricultores não vão ganhar nada com a morte dos rios, é a fonte que nos alimenta. Temos que discutir crescimento com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Nós somos os cuidadores da irmã Terra”, disse.

Já o Juiz Federal,Leonardo Hernandes, prometeu ouvir ambos os lados e aproximar ainda mais a Justiça Federal em favor do meio ambiente. “Eu não me baseio por notícias, eu me baseio por fatos. Nem sempre é bom fazer a justiça com as próprias mãos, mas nem sempre somos ouvidos. Não vamos perder o foco, temos que olhar para os nossos rios, o código das águas esta aí para ser cumprido. Eu tenho uma preocupação com o meio ambiente, com os rios, e que o desenvolvimento seja sustentável e proteja os direitos das futuras gerações, esse é um direito constitucional”, concluiu.

Para Valdemir Araújo, moradora da região, a população não vai permitir que o rio seja destruído. “De dez anos para cá, o rio está ficando cada ano mais seco, porque a seca ta longa. Mas aí vem essas empresas querendo ser mais do que Deus, se apoderando das cabeceiras lá de cima, atingindo os lençóis freáticos. Nós não vamos deixar o rio morrer, porque água é vida, é pureza”, completou.

Com informações da Comunicação CPT Bahia

Siga-nos no Instagram Acompanhe as notícias no Google News Participe do nosso grupo no WhatsApp

Esta postagem foi publicada em 12 de novembro de 2017 13:24

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Três pessoas ficaram feridas em colisão entre Hilux e Volvo em Guanambi

Um acidente de trânsito foi registrado no fim tarde desde domingo, 5 de maio, no…

6 de maio de 2024

Atrações do São João de Conceição da Feira 2024 foram anunciadas

Já foram anunciadas as atrações do São João de Conceição da Feira 2024. A prefeitura…

6 de maio de 2024

Incêndio atingiu prédio administrativo da Uneb neste domingo

Um incêndio foi registado na noite deste domingo, 5 de maio, no prédio administrativo da…

6 de maio de 2024

SineBahia seleciona para mais de 300 vagas de emprego em Camaçari, Feira de Santana, Salvador e outras cidades

O SineBahia está selecionado para centenas de vagas de emprego em Salvador e várias cidades…

5 de maio de 2024

Confira as vagas de emprego abertas nesta segunda em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim

Nesta segunda-feira, 6 de maio, o SineBahia, órgão estadual de intermediação gratuita para o mercado…

5 de maio de 2024

Concurso de Literatura de Cordel Zoordel está com inscrições abertas

Entre 6 de maio e 3 de julho de 2024, estarão abertas as inscrições para…

5 de maio de 2024