Previsão de pouca ou nenhuma chuva em Guanambi nos próximos dias

Chuvas ficam escassas nos primeiros 20 dias de 2018.

Imagem Ilustrativa

Tiago Marques | Agência Sertão

O ano de 2018 começou quente e seco em Guanambi e região, a previsão é que o tempo continue aberto nos próximos dez dias. Chove em boa parte do país devido a formação de uma zona de convergência de umidade, no entanto, as nuvens de chuva não estão cobrindo boa parte do Sertão Baiano e Norte de Minas.

Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis  (VCAN) está concentrado sobre o centro da Bahia, a circulação dos ventos a 10 mil metros de altitude determinam o regime de chuva no momento. As localidades atingias pelo VCAN ficam sem chuvas, pois o ciclone funciona como uma espécie de centrífuga, tirando a umidade do centro e provocando chuvas nas bordas. É o caso do litoral Nordestino que deve ter altas concentrações de chuva já nesta quarta-feira (10). Na região de Guanambi deve chover alguns milímetros até o fim da tarde devido a formação de nuvens vindas lirotal.

Nuvens do leste para oeste podem trazer chuva para região. Imagem: Goes 16 ABI B02 Hi-Res

Em Guanambi deve fazer calor nos próximos dias, com temperaturas máximas na casa dos 33ºC. O céu deve permanecer com muitas nuvens, favorecendo a sensação de tempo abafado e remotas possibilidades de pancadas de chuva isolada. No entanto, o vento deve amenizar o calor, rajadas de mais de 50 Km/h estão sendo registradas nos últimos dias.

Choveu apenas um milímetro em Guanambi no ano de 2018, uma pancada de chuva foi registrada no dia 3. Em novembro e dezembro o acumulado foi de aproximadamente 240 mm.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile