Nesta quarta-feira (24), no Centro Cultural de Guanambi, aconteceu a audiência pública do IBAMA – LT 500 KV IGAPORÃ – PRESIDENTE JUSCELINO, que trata das linhas de transmissão de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), levando energia para as regiões Nordeste e Sudoeste.
O empreendimento possui 1.152,22 km de extensão, e passa por 29 municípios, sendo 24 em Minas Gerais e 5 na Bahia, contemplando os municípios de Guanambi, Caetité, Urandi, Pindaí e Candiba.
A audiência contou com as presenças de diversas associações da zona rural, vereadores, secretárias de meio ambiente, proprietários das fazendas que serão atingidos pelo investimento, Codevasf, ONG Prisma, Colonos de Ceraíma e representantes do poder público regional.
A mesa do evento foi composta pelo IBAMA – Romeu Neto, ECOLOGY BRASIL – Ivan Teles e Equatorial Energia – Ailton Costa, que usaram da palavra explanando o processo de LICENCIAMENTO AMBIENTAL para obtenção da Licença Prévia e apresentação dos dados e informações do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Diversas lideranças e os proprietários fizeram indagações e questionamentos sobre o processo ambiental, bem como relataram sobre a forma da abordagem dos pequenos proprietários pela empresa responsável pelo cadastramento das propriedades e tiraram as dúvidas sobre os critérios de indenizações, impactos negativos e positivos do investimento e os impactos futuros na produção agrícola.
Crédito: Blog do Latinha