Policial

Intervenções deixam trânsito mais lento, mas diminuem acidentes no centro de Guanambi

Publicado por
Compartilhado

Joana Martins | Agência Sertão

Já não é mais comum encontrar o trânsito engarrafado no centro de Guanambi. As recentes intervenções realizada pela Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito, diminuíram drasticamente o índice de acidentes nas vias de interligação de maior trânsito da cidade. As principais mudanças ocorreram mudanças nos cruzamentos da Av. Otávio Mangabeira com a Av. Dr. José Humberto Nunes (esquina do Docelar) e da Av. Barão do Rio Branco com a Av. Senador Nilo Coelho (Av. do canal da feira).  Com as obras finalizadas, os motoristas e pedestres divergem opiniões sobre as alterações. 

O mototaxista Manoel Chaves, de 52 anos, trabalha percorrendo as ruas da cidade há 15 anos. Ele acredita que as mudanças tiveram pontos negativos e positivos. “Com as mudanças, o trânsito ficou mais lento e mais difícil o acesso em algumas ruas. Hoje necessito fazer mais voltas para chegar à Feira. Porém, diminui as chances de acidentes entre veículos e principalmente a possibilidade de atropelar pedestre”, explica Chaves. 

Para João Roberto Teixeira, assessor de comunicação da prefeitura,o maior problema na aceitação das modificações no sistema de trânsito é o contexto cultural. “Não existe lentidão, é uma questão cultural, pois com as mudanças, foram inseridos faróis para pedestre em todas as direções, o que obrigatoriamente, acarreta no aumento em alguns segundos, para que o pedestre também tenha direito a atravessar a via. Este tempo está dentro do padrão nacional do Código Brasileiro de Trânsito (CBT)” explica. 

Conforme a Superintendente Municipal de Trânsito, Eleuza da Silva Nogueira,  era alto o índice de acidentes nesses cruzamentos e as intervenções surgiram após estudo realizado por engenheiros de tráfego. “Na região em que foi realizada a intervenção, foi zerado o número de registro de acidentes de trânsito ocorridos no último mês, o que antes era feito, praticamente de forma diária, pelas forças policiais e agentes de trânsito”, explica Eleuza. 

As vias foram requalificadas com a implantação de nova sinalização horizontal, vertical e semafórica, direcionando os veículos da Av. senador Nilo Coelho para Av. José Humberto Nunes. Outra mudança foi a implementação nos cruzamentos de semáforos em led, com sinalização para pedestres, questionamento antigo da comunidade. De acordo a Superintendente, a finalidade das mudanças foi propiciar maior fluidez no trânsito, e acima de tudo, oferecer mais segurança aos motoristas e pedestres que trafegam pela região. 

A assessoria da prefeitura ressalta que novas intervenções em pontos críticos serão realizadas, entre eles “uma rotatória na BR-122, de frente ao Parque da Cidade e na BR-030, na Av. que liga ao Bairro Novo Horizonte. Por serem vias federais, a Prefeitura de Guanambi aguarda autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)” afirma o assessor. 

Esta postagem foi publicada em 6 de fevereiro de 2018 11:55

Publicado por

Notícias recentes

Portaria define novas regras para pesca de lagostas

Nesta quarta-feira (1) o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o…

2 de maio de 2024

Dia de campo da 3ª Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista será realizado no próximo sábado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), órgão vinculado à Prefeitura de Vitória da Conquista,…

2 de maio de 2024

Ufob oferta 373 vagas para 27 cursos superiores em cinco cidades

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) informou nesta quarta-feira (1) que estão abertas…

2 de maio de 2024

Uesb abriu seleção com 208 vagas para portadores de diploma

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), divulgou nesta quinta-feira (2), que de 7…

2 de maio de 2024

Presidente sancionou lei que altera tabela do Imposto de Renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (1), o Projeto de Lei…

2 de maio de 2024

Vacinação contra gripe foi ampliada para público a partir de 6 meses de idade

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (1) a ampliação da campanha da vacinação contra…

2 de maio de 2024