Policial

Secretaria da Educação do Estado orienta estudantes sobre certificações para os Ensinos Fundamental e Médio

Publicado por
Compartilhado

O estudante, que não concluiu seus estudos no 9° ano do Ensino Fundamental ou no 3° ano do Ensino Médio, tendo três ou quatro disciplinas pendentes, pode obter sua certificação através dos exames aplicados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Caso o estudante não tenha como comprovar seus estudos também poderá receber sua certificação tanto pela CPA quanto pelo ENCCEJA.

Para certificar-se pela CPA, o candidato, com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio, deverá acessar o site www.cpa.educacao.ba.gov.br, preencher o cadastro e realizar a inscrição nos dois primeiros dias úteis de cada mês. Após isso, deve dirigir-se à escola estadual de sua escolha munido dos documentos como duas fotos 3×4 (iguais e recentes), Carteira de Identidade e CPF (original e cópia) e agendar os dias e horários de aplicações das provas. Ao concluir todos os exames, o candidato poderá solicitar a sua certificação. Caso seja reprovado em alguma disciplina, o candidato somente poderá realizá-la após 60 dias de intervalo.

Mais informações, acesse a página do Exame Supletivo CPA

Nos exames de certificação para os Ensinos Fundamental e Médio, as avaliações incluirão os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa com Redação, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira Moderna (Ensino Fundamental) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Física e Biologia (Ensino Médio).

Os candidatos, acima de 18 anos, que participaram do último Exame Nacional ENCCEJA, realizado em 19 de novembro de 2017, podem dirigir-se à uma unidade certificadora para requerer seus certificados de conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Neste caso, os documentos necessários são duas fotos 3×4 (recentes e iguais), original e cópia da Carteira de Identidade e do CPF, além do resultado impresso do exame que pode ser encontrado no site www.enccejanacional.inep.gov.br). O prazo estimado para a entrega é de 30 a 60 dias.

As unidades certificadoras disponíveis em Salvador são: Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula; o Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado nos Barris, o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade. Para consultar as unidades certificadoras em toda a Bahia, o candidato deve acessar o link no Portal da Educação.
Documentos Certificadores – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável pela elaboração, gestão da aplicação e correção das provas. A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado ou da instituição educacional que firmar Termo de Adesão com o INEP. São duas opções: Certificado e Declaração de Proficiência. O primeiro reconhece, oficialmente, que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum dos Ensinos Fundamental ou Médio. A segunda é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo ENCCEJA.
Via Ascom SES/BA

Esta postagem foi publicada em 23 de fevereiro de 2018 06:47

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Vitória da Conquista deve registrar garoa e ventos intensos a partir do fim de semana

A previsão do tempo está indicando alta probabilidade de voltar a garoar em Vitória da…

4 de maio de 2024

Neoenergia Coelba abriu vagas de emprego em Salvador e mais quatro cidades

A empresa de distribuição de energia elétrica na Bahia, Neoenergia Coelba, está com oferta de…

3 de maio de 2024

Guanambi tem 1,28% da população indígena ou quilombola

Embora não haja nenhuma aldeia ou território quilombola demarcado, Guanambi possui 1,28% de sua população…

3 de maio de 2024

Cogna Educação oferta vagas de emprego em Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Cogna Educação, antiga Kroton Educacional, empresa de educação com atuação em todos os níveis…

3 de maio de 2024

Incra e UFRB firmam parceria para elaboração de relatórios técnicos sobre comunidades quilombolas na Bahia

Nesta sexta-feira (3), por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), a Universidade Federal…

3 de maio de 2024

Inema divulgou previsão do tempo para todas as regiões da Bahia durante fim de semana

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou a previsão…

3 de maio de 2024