Justiça: Professor vai ser indenizado por aluna que o processou por ser mudada de lugar na aula

Reprodução/Globo Nordeste

Uma estudante foi condenada a indenizar um professor em R$ 5 mil por denunciá-lo por tê-la mudado de lugar dentro da sala de aula. O caso aconteceu na Escola Estadual Apolônio Sales, em Recife, em Pernambuco, em abril de 2016.

Durante uma aula de matemática do professor Jeff Kened Barbosa, de 62 anos, ele teria pedido por três vezes para que a aluna parasse de conversar. Na quarta, ele pediu para jovem trocar de lugar. Segundo o professor, a aluna disse que havia completado 18 anos e que, por isso, ninguém mandava mais nela. A aula foi interrompida. No dia seguinte, a jovem foi com a mãe para a escola, pedindo para ele ser afastado das funções de professor. A reunião com a mãe da aluna e a coordenação da escola durou das 7h30 às 11h. O professor chegou a ser denunciado pela mãe da aluna no Conselho Tutelar, na Secretaria de Educação e no Ministério Público, sob o argumento que a repreensão abalou o psicológico da jovem.

A representação no MP foi arquivado por não haver elementos para provar a acusação contra o docente. O Ministério Público ainda entendeu que o Jeff agiu dentro do seu papel e dentro dos limites da autoridade dentro de sala de aula. O professor diz que a conversa atrapalhava a aula. Ainda cabe recurso da decisão.

Para o professor, que passou dois anos aguardando um desfecho para a história, a sensação é de alívio. “Nossa profissão tem sido muito desvalorizada e temos sido muito humilhados. Eu me sinto de alma lavada, porque é uma luta de toda a classe. Recebi ligações parabenizando, de todo o Brasil, mesmo não tendo publicado a decisão em lugar algum”, finaliza.

Assista a reportagem no G1

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile