Gestores públicos de municípios baianos, professores, estudante e profissionais da Educação participam, nestas quinta (3) e sexta-feira (4), da Conferência Estadual de Educação. O objetivo do evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado e o Fórum Estadual de Educação, é apresentar e votar as ações deliberadas nas 270 Conferências Municipais de Educação, para definir as decisões que serão encaminhadas para a Conferência Nacional.
A abertura da conferência será às 10h30 de quinta (3), no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Salvador. Com a temática ‘Monitoramento dos Planos Municipais e Estadual de Educação’, a atividade busca também analisar o cumprimento das metas e estratégias das deliberações instituídas nos Planos Municipais e Estadual de Educação, visando à melhoria do Sistema Estadual de Educação.
Segundo o subsecretário da Educação do Estado e membro do Fórum Estadual de Educação, Nildon Pitombo, o debate segue as diretrizes do Fórum Nacional de Educação, tendo uma prerrogativa nacional. “Em geral, essas decisões tomadas pelas Conferências Municipais e Estaduais se incorporam às diretrizes de regulamentação da Educação Básica e suas modalidades e Educação Superior no país inteiro, seja por normativas de conselhos municipais ou estaduais ou por forma de legislação apresentada ao parlamento brasileiro”, explica.
Na programação do evento constam palestras e mesas de debate. “As discussões são temas já definidos pelo Fórum Nacional de Educação, que são focadas em grandes blocos de ação, como Educação Básica, formação de professores, gestão democrática, Educação Superior, entre outros. A Conferência Estadual é realizada a cada quatro anos e tem, também, esta importância inestimável de realizar uma revisão daquilo que foi decidido e se cumpriu para a melhoria da Educação”, acrescenta Pitombo.
Participam da Conferência Estadual de Educação representantes da Secretaria da Educação do Estado, do Fórum Estadual de Educação (FEEBA), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Legislativo Estadual, do Legislativo Federal, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da União Nacional de Estudantes (UNE), Movimento Negro, Movimento Indígena e Educação do Campo.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação