Bahia

IF Baiano realiza seminário e feira sobre agroecologia e produção orgânica

Publicado por
Compartilhado

Na última sexta-feira (18) e sábado (19), o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi recebeu agricultores e agricultoras familiares de vários municípios do Território Sertão Produtivo para o II Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (II Seapo) e II Feira de Base Agroecológica. O encontro também contou com extensionistas, pesquisadores e estudantes, eles participaram de palestras e oficinas durante os dois dias de seminário.

Na abertura, o diretor geral do Campus, Carlito Barros, ressaltou o crescimento do debate e das ações em torno da agroecologia. “A dimensão deste evento representa a importância que a agroecologia tem ocupado na sociedade, quando se fala em agroecologia, sustentabilidade, meio ambiente, não estamos falando de modismo, estamos falando da nossa existência enquanto espécie”, disse o diretor.

A Feira de Base Agroecológica oportunizou a agricultores, agricultoras e artesãos a exporem e comercializarem seus produtos, cultivados e elaborados sem uso de agrotóxicos e aditivos químicos. Durante a feira, três agricultoras e um agricultor em fase de transição para produção orgânica receberam a visita de certificadores em suas propriedades. Eles receberão orientações para obterem a certificação orgânica, garantido mais valor aos produtos e segurança contra fraudes.

O evento contou com a participação do deputado estadual Marcelino Galo (PT-BA), autor de vários projetos de lei que visam incentivar e regular a produção agroecológica e orgânica no Estado. Também participaram a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, o pró-reitor de Extensão Rafael Trocoli, diretores e coordenadores do Campus, presidentes de associações rurais, entre outras autoridades.

As palestras foram ministradas por profissionais com trabalhos importantes na área de agroecologia e abordaram assuntos como uso de plantas medicinais na medicina Ayurveda, alimentação a base de orgânicos, certificação orgânica, homeopatia na pecuária e práticas e experiência em produção orgânica. Participaram a médica e terapeuta ayurvedica Maria Lygia Vieira, Tatiane Botelho da Rede de Agroecologia Povos da Mata, a nutricionista Eliane Barbosa, o extensionista da Incaper(ES) Fabio Morandi de Morais, o médico veterinário Antônio Vicente Dias e o representante do assentamento de Dois Riachões de Ibirapitanga Luciano Ferreira.

Assista às palestras na íntegra:

Nas oficinas, os participantes puderam apreender na prática algumas técnicas de produção de defensivos naturais e biofertilizantes,  adubação, compostagem, entre outros. Também houve apresentações de trabalhos em forma de pôsteres. No sábado foi servido um almoço preparado com alimentos de base agroecológica.

A professora Felizarda Bebé, coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), avaliou positivamente o evento. “O II Seapo aconteceu dentro de nossas expectativas e, assim como na primeira edição, trará resultados positivos para a agroecologia no Território Sertão Produtivo. O trabalho do Neapo continua rumo ao nosso objetivo de conseguir a certificação dos primeiros produtores de orgânicos e principalmente na busca por uma produção agrícola focada na sustentabilidade e na produção de alimentos saudáveis”, disse.

Veja as fotos

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 21 de maio de 2018 08:30

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio