Sem categoria

Oposição critica Rui por uso de força policial em greve dos caminhoneiros

Publicado por
Compartilhado

Os pré-candidatos ao governo da Bahia politizaram o discurso ao comentarem a greve dos caminhoneiros. Enquanto o atual governador, Rui Costa (PT), que tentará a reeleição, criticou a gestão da Petrobrás e a política de preços da estatal, o principal nome da oposição, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), avaliou que “faltou habilidade aos governos federal e estadual para contornar os prejuízos causados pela greve”.

“Entendo que a política de preços tem de ser revista pelo governo federal, em vez de querer jogar o problema para os Estados brasileiros. Essa política de preços praticada pela Petrobrás é irracional”, afirmou o petista ao ser questionado pelo Estado sobre sua posição em relação à greve. “A Bahia já cobra o menor ICMS do botijão de gás de cozinha e pratica uma das menores taxas para o diesel em relação aos demais Estados. A pergunta que tem de ser feita é por que o governo federal dobrou o PIS/Cofins sobre o combustível nos últimos dois anos”, afirmou o governador.

Alvo de críticas de opositores por causa do uso da Polícia Militar para tentar garantir o abastecimento durante a paralisação, Costa adotou tom cuidadoso ao comentar a posição dos caminhoneiros, que mantiveram a greve mesmo após o governo federal anunciar a assinatura de acordos.

“Mesmo com essa reivindicação legítima por parte dos caminhoneiros, não poderíamos deixar que os serviços públicos e a garantia da vida humana e animal fossem afetados, por isso, utilizamos as forças do Estado para garantir o abastecimento das cidades e a chegada de medicamentos e alimentos”, afirmou.

A atuação do governo estadual durante a crise foi um dos principais alvos do pré-candidato democrata José Ronaldo. Em entrevista para uma rádio de Feira de Santana, cidade da qual foi prefeito, Ronaldo disse que “faltou capacidade de negociação e de entendimento”.

“O movimento tornou-se insustentável para o País e, depois, foram chegando oportunistas partidários. Os motoristas, autônomos, principalmente, sofrem com impostos e o aumento constante dos combustíveis. Na Bahia cobra-se o maior ICMS do Brasil. O governo mais uma vez deu sinais de que está do lado contrário dos interesses do povo”, comentou o pré-candidato.

Ronaldo afirmou que o movimento “trouxe à tona os sentimentos de uma categoria responsável pelo abastecimento” do País e que as paralisações foram “ignoradas inicialmente”, recebendo atenção somente “após surgirem os problemas envolvendo a distribuição de combustíveis, alimentos, medicamentos e insumos”.

Pré-candidato do PSOL ao Palácio de Ondina, Marcos Mendes, qualificou a paralisação dos caminhoneiros como “desorganizada, mas de grande peso”. Para o Mendes, os grevistas conseguiram “deixar de joelhos classe política golpista no governo Temer, que tem como objetivo destruir a Petrobrás para favorecer acionistas internacionais, principalmente os EUA”.

Pré-candidata ao governo baiano pela Rede, a ex-vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento avaliou que a paralisação foi “muito pertinente em um primeiro momento, quando recebeu o apoio da população e de outras categorias”, mas “perdeu o apoio popular quando começou a pautar questões da política, como o ‘Fora, Temer’”.

Os pré-candidatos do MDB, o ex-ministro da Integração Nacional João Santana, e do PRTB, o ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro, não comentaram. Informações do Jornal À Tarde.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 5 de junho de 2018 10:31

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio