21.7 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Fundação Pedro Calmon divulga nova data da Rota da Independência em Caetité

Mais Lidas

A abertura da Rota da Independência deste ano tem nova data. Nos dias 28 e 29 de junho a cidade de Caetité recebe uma programação que mistura debate, programação infantojuvenil, visita ao Museu da cidade e aula pública – para todas as idades.

Realizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Rota da Independência tem por objetivo difundir a consolidação da independência do Brasil em terras baianas. Intitulada de O Alto Sertão na Guerra, a Rota passa pelo município de Caetité promovendo um conjunto de atividades relacionadas à participação do alto sertão baiano na guerra histórica, como por exemplo, Mata Maroto.

Serão dois dias de programação extensa. Na quinta-feira (28), o professor Argemiro Ribeiro ministra aula pública, pelas ruas da cidade. Este é o quarto ano da atividade que reúne cerca de 500 pessoas pelas ruas da cidade e apresenta a participação da população da região na Guerra. “A Fundação possibilita que os caetitenses possam reavivar a noção identitária, de pertencimento mesmo à Bahia”, explica Argemiro, doutor em Ciências pelo Programa de História Social. Ele ainda complementa que “Essa iniciativa da Fundação Pedro Calmon se revela numa alvissareira novidade na medida em que proporciona aos habitantes do Alto Sertão, a possibilidade de refletir e ressignificar os seus elos de vinculação ao espaço baiano”.

O público infanto-juvenil também foi contemplado na Rota da Independência. A Biblioteca de Extensão, unidade da FPC/SecultBA, estará em Caetité nos dois dias, com atividades lúdicas e educacionais. Realizadas juntamente com a Casa Anísio Teixeira, o mundo de leitura e diversão estará na Praça da Catedral das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Sobre Caetité – é um município baiano que fica cerca de 600 km de Salvador e possui uma população com aproximadamente 50 mil pessoas. Durante as lutas pela Independência, apoiando o governo Provisório, instalado na então Vila Cachoeira e abrigando o episódio histórico do Mata-maroto (lutas contra os portugueses).

CMB – O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço
O que: Rota da Independência em Caetité
Quando: 28 e 29 de Junho
Quem: Fundação Pedro Calmon/ SecultBa, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Prefeitura de Caetité

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas