Policial

Prédios públicos do Estado podem acompanhar consumo de água e energia

Publicado por
Compartilhado

Os consumos de água e energia de prédios públicos ligados ao Governo do Estado são divulgados, diariamente, no site do Programa Água Pura. Através da consulta na Internet é possível verificar e comparar o que acontece em cada local de trabalho no serviço público, e contribuir com o esforço contínuo de redução do consumo e do gasto com água e energia.

Existem, aproximadamente, 4 mil prédios públicos no Estado. Aqueles vinculados à Secretaria da Educação (SEC), à Secretaria da Saúde (Sesab), à Secretaria da Segurança Pública (SSP) e à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) correspondem a cerca de 50% do total. Esse cenário acontece porque essas secretarias possuem uma estrutura em rede com unidades espalhadas pelo Estado.

Ao consultar os dados disponíveis no site, o órgão público fica sabendo, por exemplo, se, dentre os demais, é o que apresenta o maior consumo de água ou energia. Possibilita, também, que identifique gastos fora do comum, o que pode ser um indicativo da existência de algum problema, como um vazamento, no caso de elevação no consumo de água.

Desenvolvido pela Ufba, o sistema Aguapura Vianet é utilizado há mais de 12 anos por organizações públicas e privadas. Com a ferramenta, é possível acompanhar diariamente o consumo de água e energia, de modo a identificar com agilidade eventos que provocam desperdício e perdas. No governo baiano, a tecnologia já proporcionou uma economia acumulada de R$ 21 milhões aos cofres públicos.

Institucionalizado por meio do Decreto Estadual n° 12.544/2011, o Programa de Racionalização de Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos Estaduais é uma diretriz de Estado, prevendo adesão de unidades administrativas interessadas em práticas sustentáveis que gerem ao mesmo tempo economia para o erário. Em setembro de 2017, a Secretaria de Administração renovou o contrato com a Ufba para garantir a continuidade da iniciativa. Já no dia 1º de março deste ano, a portaria n° 406, publicada pela Saeb no Diário Oficial do Estado (DOE), instituiu os grupos de Ecotimes.

Fonte: Ascom/ Saeb

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de junho de 2018 12:30

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Internet banda larga na Bahia é a segunda mais lenta do país

A Bahia registra o segundo pior desempenho em velocidade de banda larga no Brasil, com…

29 de abril de 2024

Anatel liberou sinal 5G em mais 220 municípios a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa…

29 de abril de 2024

SineBahia seleciona para vagas de emprego em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Juazeiro e Senhor do Bonfim nesta segunda

Novas vagas de emprego foram anunciadas para esta segunda-feira, 29 de abril, pelas agências do…

29 de abril de 2024

Confira as vagas de emprego abertas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho nesta segunda

O SineBahia, órgão estadual e intermediação gratuita para o mercado e trabalho, divulgou centenas de…

29 de abril de 2024

Dois motoristas com sinais de embriaguez colidiram contra postes em Guanambi neste domingo

Em um intervalo de menos de nove horas, dois acidentes bastante similares foram registrados neste…

29 de abril de 2024

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024
Anúncio