Torcedor do México imita macaco para escritor brasileiro na Rússia

Aquilo que era apenas rivalidade entre torcedores, tomou proporções inadmissíveis, mais um caso de racismo em estádios de futebol

Reprodução

O escritor carioca Raiam Santos, de 28 anos, assistia a partida entre Brasil e México, quando começou uma troca de insultos com torcedores mexicanos. O episódio ocorreu em Samara na Rússia, nesta segunda-feira (2).

Aquilo que era apenas rivalidade entre torcedores, tomou proporções inadmissíveis, mais um caso de racismo em estádios de futebol. Em um vídeo postado no Instagram, Raiam acusa o torcedor mexicano de imitar um macaco e apontar para ele.

Segundo Raiam, as provocações entre as torcidas começaram já nos primeiros minutos da partida. Apesar disso, o clima era de descontração entre o público. Depois do episódio, um amigo do mexicano pediu desculpas e o homem tentou “apaziguar” a situação.

“Eu estava provocando como qualquer torcedor de estádio, de sangue quente, como a gente fez durante o jogo inteiro. Eu mandei o pessoal para a Vila do Chaves ou cheirar cocaína no México. Mas esse cara específico foi diferente. Ele fez sinal de macaco e apontou para mim. Eu peguei o celular rápido e gravei. Toda a torcida estava provocando, mas a atitude dele foi séria”, contou.

“A gente continuou discutindo e o amigo dele veio se desculpar. Eu falei ‘você mexeu com o negro errado’ porque eu ia botar na internet. Ele tentou apaziguar, pediu para tirar foto comigo e eu disse que não queria papo”.

Em entrevista ao G1, o escritor disse que sentiu vontade de “sair na mão” com o torcedor do México que fez atos racistas. Raiam disse ainda que não quer ser tratado como vítima por causa do episódio. Ele disse que decidiu publicar na internet o caso para que essas ações não se repitam.

“Eu não sou vítima. Eu levo racismo na esportiva, meu pai sempre disse que para combater o racismo eu tinha que ser o melhor de mim. Eu nunca levantei a bandeira de que eu sou coitadinho. Quando isso acontece, eu viro a cara e continuo em frente. Não quero me promover como uma vítima de racismo, estou usando a situação para que ele se arrependa e outras pessoas pensem antes de ter a mesma atitude”, disse.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile